Comporta vai ter ETAR capaz de tratar esgotos dos habitantes e dos visitantes

Obra demorará cerca de dois anos

A Comporta vai ter uma nova ETAR, com capacidade para tratar os esgotos produzidos não só pelos habitantes, mas também pelos muitos visitantes que esta freguesia litoral do concelho de Alcácer do Sal acolhe na época alta.

Esta Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), que demorará cerca de dois anos a ser construída, «estará equipada com um sistema de tratamento tecnologicamente avançado, incluindo tratamento primário, biológico e desinfeção adicional para produção de água para reutilização e tratamento de lamas por desidratação», segundo a Águas Públicas do Alentejo.

A empresa, que ontem assinou o contrato conceção/construção da futura ETAR com o consórcio Domingos da Silva Teixeira/DTE, Instalações Especiais, pretende, com este novo equipamento, «alcançar elevados níveis de tratamento com a menor pegada possível e contribuindo para a sustentabilidade ambiental da região em que se insere, com destaque para o ecossistema estuarino do Sado, zona sensível e classificada como Reserva Natural».

 

 

«A nova ETAR está dimensionada para tratar as águas residuais de uma população de cerca de 2 500 habitantes-equivalentes em época alta e 589 habitantes-equivalentes na época baixa», acrescentou.

A obra está orçada em 1,9 milhões de euros e será cofinanciada pela União Europeia através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR).

«Também já está em curso a construção do Sistema Intercetor e Tratamento de Águas Residuais da Comporta que irá conduzir os efluentes gerados até à nova ETAR, envolvendo uma estação elevatória e 1,7 quilómetros de coletores. Esta empreitada foi contratada à empresa Ambiágua em Novembro passado e representa um investimento de 840 mil euros, cofinanciado pela União Europeia através do PO SEUR», concluiu a Águas Públicas do Alentejo.

 

Comentários

pub