Cientistas do Alentejo desafiados para programa de aceleração de ideias de negócio da ANI

Candidaturas estão abertas até ao dia

Equipas de investigação alentejanas podem candidatar-se até ao dia 21 de Fevereiro ao programa de aceleração do Born from Knowledge (BfK), promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

Este concurso destina-se a grupos de investigadores que «estejam a desenvolver projetos de base científica e tecnológica, com potencial para se tornarem um produto ou serviço com viabilidade económica». As inscrições podem ser feitas aqui.

Segundo a ANI, este programa «oferece acompanhamento e capacitação intensivos ao longo de 3 meses», além de possibilitar «a validação do potencial impacto de negócio de projetos académicos».

O aceleramento destas ideias de negócios será feito «através de uma metodologia que promoverá o desenvolvimento dos seus serviços/produtos até uma possível vertente de comercialização».

«O Programa de Aceleração de Ciência e Tecnologia BfK Rise visa valorizar os resultados de I&D e de tecnologias existentes no Sistema Científico e Tecnológico Nacional com potencial de comercialização e disponibilizará acompanhamento e capacitação intensivos. O objetivo principal é facilitar a transferência deste conhecimento/tecnologias para o mercado, oferecendo aos investigadores mentoria e metodologias do universo empreendedor para validação dos seus projetos», acrescentou a ANI.

O programa tem três edições – Norte, Centro e Alentejo – para aceleração de cerca de duas dezenas de projetos até ao final do primeiro semestre deste ano.

«Cada edição conta com três bootcamps diferentes (orientados à estruturação do potencial de mercado e à construção de um business case associado a cada investigação), um pitch training (sobre como apresentar e “vender” a solução de forma convincente) e ainda um Demo Day», descreve a agência.

No Alentejo, o anúncio dos projetos que foram selecionados será feito a 28 de Fevereiro. Os três bootcamps terão lugar nos dias 6 de Março, 7 de Abril e 8 de Maio. O Demo Day dos projetos está marcado para 18 de Junho.

Comentários

pub