Cante alentejano ruma a Praga para mostrar como soam as Terras sem Sombra

O grupo coral «Os Boinas», formado por jovens de Ferreira do Alentejo, viajou até Praga para mostrar os sons do Cante

O cante alentejano, pela voz do grupo coral «Os Boinas», vai hoje apresentar-se hoje, dia 9, em Praga, capital da República Checa, marcando o início oficial do Festival Terras sem Sombra.

Até Julho, o festival andará por 13 concelhos do imenso Alentejo, tendo aquele país do centro da Europa como convidado e mostrando muito da sua música e músicos atuais.

O embaixador da República Checa em Portugal e o diretor geral do Festival falam sobre a importância deste intercâmbio «entre povos» e entre patrimónios musicais, na reportagem em vídeo que aqui apresentamos, feita durante a apresentação oficial do Terras sem Sombra, no passado dia 7 de Janeiro, na Academia das Ciências, em Lisboa.

Entretanto, até sábado, dia 11, uma comitiva do Alentejo vai estar em Praga, capital da República Checa, para dar a ouvir o seu cante e dar a provar os seus produtos gastronómicos e vinhos.

A abrir a visita desta embaixada alentejana, o Grupo Coral “Os Boinas” atua no Mosteiro de Santa Inês da Boémia, em Praga, «um espaço emblemático» da capital daquele país.

A cerimónia será presidida pela vice-ministra da Cultura, Katerina Kalistová, que contará ainda com a soprano Barbora Kabátková, que atuará depois, no próximo dia 18, no concerto de abertura do Terras sem Sombra, em Vila de Frades, concelho de Vidigueira.

«Não bastou classificar o Cante. O verdadeiro desafio de agora é conseguir internacionalizá-lo em palcos de referência», sublinha José António Falcão, diretor geral do FTSS. E é isso que este festival tem feito.

 

Comentários

pub