Beja acolhe reunião de projeto europeu de promoção da agricultura urbana

Projeto tem parceiros de cinco países

Organizações não governamentais, autoridades regionais, universidades e instituições de investigação da Bulgária, Alemanha, Espanha, Portugal e Grécia vão juntar-se amanhã em Beja para a primeira reunião de stakeholders de Portugal do projeto europeu “Cityzen“, que promove a agricultura urbana em cinco regiões europeias.

Os participantes na reunião vão «trabalhar em conjunto para desenvolver, aplicar e melhorar as políticas públicas em matéria de agricultura urbana».

«Um número crescente de cidades na Europa compreende os benefícios da agricultura urbana para uma melhor eficiência de recursos, lançando novos negócios e preservando a natureza nas áreas centrais da cidade. Enquanto em alguns lugares a agricultura urbana é fortemente apoiada tanto pelas autoridades locais como pelos cidadãos, noutros é um movimento emergente desencadeado pelas comunidades locais», segundo a Câmara de Beja.

«O projeto CityZen irá explorar os valores dos ecossistemas associados à agricultura urbana e irá melhorar as políticas locais que apoiam novos modelos de negócio, aumentar os produtores locais, inovar as cadeias de abastecimento e mudar os estilos de vida, que todos juntos trazem uma melhor sustentabilidade das cidades e regiões», acrescentou a autarquia.

Esta iniciativa tem como parceiros o Fundo de Investigação Aplicada e Comunicação da Bulgária, o Fundo de Desenvolvimento Regional da Macedónia Central da Grécia, o Município de Beja e a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) de Portugal, a Escola Superior Técnica de Engenharia Agrária, a Universidade de Valladolid e Fundação do Património Natural de Castela e Leão de Espanha e o Instituto de Investigação para o Desenvolvimento Rural da Universidade Goethe Frankfurt/Main da Alemanha.

O CityZen apresentará e partilhará as suas experiências sobre instrumentos políticos e boas práticas com outras regiões para além do projeto. O projeto é financiado pelo Programa de Cooperação Inter-regional Interreg Europe 2014-2020 e decorrerá até Julho de 2023.

Comentários

pub