Banda desenhada volta a invadir Odemira até Março

Através da banda desenhada promover-se-á a segurança na Internet e a obra de José Saramago, entre outros

A banda desenhada vai estar em destaque em Odemira até Março, em mais uma edição da BDTECA – Mostra de Banda Desenhada de Odemira, que decorre na Biblioteca Municipal José Saramago e em escolas do concelho.

Esta iniciativa integra diversas ações para o público em geral e para as escolas, entre exposições, workshops e o 14º Concurso Nacional de Banda Desenhada de Odemira, que marca o início das atividades.

O objetivo é «divulgar este género artístico entre o público juvenil e adulto, estimular a criatividade e afirmar Odemira como um dos principais centros de desenvolvimento da Banda Desenhada na região».

Entre 18 de Janeiro e 7 de Fevereiro, a biblioteca acolha a exposição “Tiras de BD – Segura Net”, realizada no âmbito do Dia da Internet Segura, que se assinala no início de Fevereiro.

Com esta mostra, «pretende-se alertar através da BD para os perigos da Internet – o Cyberbullying nas redes sociais, o plágio, a proteção de dados, etc. A exposição é cedida pela SeguraNet e estará patente nas Bibliotecas Escolares durante o mês de Fevereiro», revelou a Câmara de Odemira.

Segue-se a exposição de ilustração “A Viagem do Elefante”, de João Amaral, que estará patente entre 8 de Fevereiro e 5 de Março.

«No ano em que se assinalam os 20 anos da Biblioteca Municipal José Saramago e se pretende homenagear o seu patrono e a sua obra, as comemorações iniciam-se com a exposição e apresentação do livro ilustrado, “A Viagem do Elefante”, de João Amaral, uma adaptação da obra homónima de José Saramago», explicou a autarquia.

A obra será apresentada ao público escolar no dia 21 de Fevereiro, às 10h30, na Biblioteca Municipal.

A exposição de BD “ComEdu: Comics for Education” estará patente na Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, entre os dias 10 de Fevereiro e 7 de Março.

Esta exposição resulta de um projeto que une três países – Estónia, Letónia e Portugal, e «foca-se no uso da BD como ferramenta na educação não-formal entre jovens e jovens adultos. Este projeto é cofinanciado pela Rota Jovem e apoiado pelo programa Erasmus+ e Kuš! Komikss (Letónia)».

No dia 6 de Março, às 10h00, decorrerá o workshop de ilustração “O teu sítio”, por Daniela Viçoso, Amanda Baeza, João Carola e Duarte Maria, dirigido a alunos do ensino secundário.

«Este grupo irá dinamizar, no dia seguinte, 7 de Março, às 14h00, o workshop “Banda desenhada para pessoas que acham que não sabem desenhar”, dirigido ao público em geral. Também no dia 7 de Março, às 17h00, será inaugurada a exposição dos trabalhos e anúncio dos vencedores do Concurso Nacional de Banda Desenhada. A mostra estará patente até dia 20 de Março», concluiu a Câmara de Odemira.

Comentários

pub