Avião parte de Beja para a China, mas não se sabe se traz portugueses

Aeronaves de companhia portuguesa foram fretados para repatriar europeus, mas não se sabe se portugueses virão também a bordo

Airbus A380 estacionado no Aeroporto de Beja – Foto: Bruno Carlos | Sul Informação

Um avião Airbus A380 da companhia aérea portuguesa Hi Fly vai partir esta manhã, às 10h00, do Aeroporto de Beja, com destino à região de Wuhan, na China, para fazer o repatriamento de cidadãos europeus. No entanto, não se sabe ainda se, no regresso, o avião trará ou não portugueses.

A companhia privada portuguesa foi fretada para retirar cidadãos europeus da zona de Wuhan, onde eclodiu o surto do coronavírus que está a preocupar o mundo.

Esta manhã, em declarações à Antena1, o ministro dos Negócios estrangeiros não confirmou se este avião fretado irá ou não repatriar também os 17 portugueses residentes na zona de Wuhan que já manifestaram interesse em regressar a Portugal.

Além do Airbus A380, o maior avião comercial do mundo, poderá haver ainda voos de outras aeronaves da Hi Fly.

O ministro Augusto Santos Silva garantiu que «os portugueses estão abrangidos nesta operação», mas não confirmou se virão ou não neste primeiro voo. «A operação de repatriamento que se vai iniciar implica vários voos, vêm pessoas de várias nacionalidades, incluindo de nacionalidade portuguesa», assumiu o governante, nas suas declarações à Antena1.

A diretora-geral de Saúde disse ao Jornal de Notícias que a DGS enviou técnicos para Beja para explicar às tripulações portuguesas quais os comportamentos a adotar nestas operações de evacuação. Mas o JN diz saber que «o receio impera entre os tripulantes».

Ao que se sabe, depois de partir de Beja, o avião passará ainda por França, para recolher equipas operacionais (cerca de 30 médicos, autoridades e técnicos de saúde). Seguirá depois, amanhã, sexta-feira, para Hanói, no Vietname.

Não se sabe se voará de seguida para a China ou se aguardará no Vietname a chegada de um voo de ligação que traga os europeus. Mas tudo indica que irá diretamente para a cidade chinesa.

Prevê-se que regresse no dia 1 de Fevereiro, sábado, mas não para Portugal. O voo de volta à Europa tem como destino o Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.

Tendo em conta que o A380 tem capacidade máxima de 853 pessoas, em classe económica, se necessário, a aeronave tem capacidade para transportar os 250 franceses que estão na China e querem regressar, bem como cerca de uma centena de outros europeus, nomeadamente os 17 portugueses.

A operação desenrola-se no âmbito Mecanismo Europeu de Proteção Civil, que foi ativado na terça-feira com um pedido da França.

Segundo os mais recentes dados oficiais divulgados esta madrugada, há já 170 mortos causados pelo novo vírus da pneumonia, mais de 7700 pessoas infetadas e ainda 12 mil casos suspeitos, a ser analisados.

 

Comentários

pub