Almodôvar incentiva natalidade apesar do menor número de bebés em 2019

O envelhecimento da população é, para António Bota, umas das suas «grandes preocupações» enquanto autarca

O número de nascimentos no concelho de Almodôvar até desceu em 2019 (tinham sido 58, em 2018, e passaram para 40 no ano passado), mas a autarquia garante que vai continuar a apoiar financeiramente todas as famílias que desejem ter filhos para que «vejam na Câmara um parceiro e um aliado». 

Atualmente, o Município de Almodôvar paga 1000 euros no nascimento do primeiro filho, 1250 no segundo e 1750 para o terceiro e seguintes.

A isto juntam-se 50 euros mensais, durante dois anos, em faturas de puericultura, caso os produtos sejam adquiridos no comércio tradicional do concelho.

Estes são os apoios atuais e que querem mostrar como a Câmara vê a questão da natalidade «muito seriamente».

Em declarações ao Sul Informação, António Bota, presidente da autarquia de Almodôvar, dá uma explicação para a descida no número de nascimentos em 2019.

«Penso que tem a ver com a empregabilidade, por estranho que pareça. As pessoas estão mais ocupadas, houve uma maior procura de trabalhadores em Almodôvar e a dedicação ao trabalho acredito que retirou vontade – ou disponibilidade – de constituir e aumentar a família», disse.

 

António Bota

 

O autarca espera, contudo, que os jovens «invistam em Almodôvar…também no sentido da família». «Nós estamos a fazer tudo por tudo. A Câmara não deixou de estar ao lado das famílias, em 2019, foi uma coincidência o número ter baixado», acrescentou.

Para este ano, os valores dos apoios vão-se manter, com a possibilidade de ainda haver melhorias. «Estamos a estudar alternativas para que, no final do ano, seja possível mudar o regulamento que temos», adiantou António Bota.

Certo é que o apoio, que existe desde 2008 mas sofreu alterações ao longo do tempo, já tem tido «o seu retorno», na opinião do autarca, servindo «como um indicador para as famílias verem como estamos ao pé delas».

Nos últimos cinco anos, o número de nascimentos em Almodôvar até vinham crescendo. De 39, em 2015, subiu-se para os 49 (2016). Em 2017, foram 45 os bebés que nasceram no concelho e, em 2018, o número fixou-se nos 58, fechando com 40 no ano passado.

O envelhecimento da população é, para António Bota, umas das suas «grandes preocupações» enquanto autarca. Segundo uma estimativa da Pordata, da população total de Almodôvar (6746 pessoas), 1540 têm 70 anos ou mais.

«O número de mortos é muito superior ao de nascimentos. Temos de conseguir modificar isso porque, caso contrario, daqui a duas ou três gerações não temos comunidade suficiente para justificar os investimentos que se fazem todos os dias», concluiu o presidente da Câmara de Almodôvar.

Comentários

pub