Aljustrel faz «balanço positivo» do fim do uso do papel nos processos de urbanismo

Ferramenta E-Paper foi introduzida há cerca e um ano nos serviços camarários aljustrelenses

A Câmara de Aljustrel deixou de usar papel nos processos de urbanismo há um ano e faz um «balanço positivo» da experiência.

A autarquia aderiu à utilização da ferramenta E-Paper nos serviços camarários, no âmbito do Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA), e fez uma avaliação a esta solução «que permitiu a receção e tramitação digital dos processos de urbanismo».

«O objetivo, ao longo deste ano, foi promover a simplificação, automação e desmaterialização dos procedimentos administrativos relacionados com a gestão urbanística, recorrendo a adoção de uma gestão de papel digital», enquadrou a Câmara de Aljustrel.

«Todos os documentos técnicos associados aos processos de licenciamento de obras particulares deixaram, assim, de ser entregues e processados em papel e a nova plataforma tecnológica juntou todos os elementos num sistema informático, permitindo um aumento da qualidade, eficiência e transparência no serviço prestado aos munícipes», reforçou a autarquia.

Desde Janeiro de 2019, «deram entrada, via E-Paper, no Balcão Único da Câmara Municipal de Aljustrel, 51 novos processos, evitando-se, neste sentido, a impressão em papel e promovendo uma maior sustentabilidade. Mas, ao mesmo tempo, também foi dada uma resposta mais célere, recolhendo, neste sentido, a autarquia e requerentes maiores benefícios».

A Câmara Municipal de Aljustrel faz, deste modo, «um balanço muito positivo e lembra que esta plataforma tecnológica permitiu ainda, com os devidos ajustes informáticos feitos internamente, integrar aplicações já anteriormente utilizadas dedicadas à gestão de processos de urbanismo».

Comentários

pub