Algarve e Alentejo viram a taxa de ocupação aumentar em Novembro

Associação da Hotelaria de Portugal divulgou os dados do seu Tourism Monitors relativos a Novembro de 2019

A taxa de ocupação nas unidades hoteleiras do Alentejo e do Algarve aumentou em Novembro, relativamente ao mesmo mês de 2018, apurou a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) através sua ferramenta de recolha de dados AHP Tourism Monitors.

Os hotéis do Alentejo registaram uma taxa de ocupação de 55%, um crescimento homólogo de 4,4 pontos percentuais (pp). Já nas unidades algarvias, este indicador fixou-se nos 42%, mais 1,2 pp do que em Novembro de 2018.

A AHP também revelou o preço médio por quarto ocupado (ARR) de Algarve e de Alentejo, que se fixou, respetivamente, nos 46 e nos 59 euros.

No que toca ao preço médio por quarto disponível (RevPar) subiu 8% nas unidades alentejanas e desceu 5% nas algarvias.

Ainda segundo o AHP Tourism Monitors, em Novembro a taxa de ocupação nacional fixou-se nos 60% (+ 0,6pp), enquanto o Preço médio por quarto ocupado se manteve inalterado face ao mesmo mês do ano anterior e o RevPar cresceu 1%.

«Assistimos este mês a um ligeiro crescimento da taxa de ocupação homóloga a nível nacional. O crescimento deste indicador foi sobretudo alavancado pelos destinos Hotel Monitor, Minho, Costa Azul e Estoril/Sintra», enquadrou Cristina Siza Vieira, diretora executiva da AHP.

A mesma responsável disse estar preocupada com a situação do destino turístico Madeira, «que este mês volta a registar uma quebra bastante acentuada na taxa de ocupação».

«Em contrapartida, é interessante verificar como os eventos em Novembro tiveram um impacto expressivo na hotelaria da capital. (…) Também na Área Metropolitana de Lisboa, especificamente no destino Estoril/Sintra, registou-se ainda maior subida na taxa de ocupação e no ARR, que acarretou uma expressiva subida no RevPar. Refira-se, todavia, que a informação neste destino foi obtida exclusivamente nas categorias superiores (5 e 4 estrelas)», concluiu Cristina Siza Vieira.

Comentários

pub