Adega de Borba adere à era do Big Data

Um dos mais importantes produtores nacionais de vinho, que produz anualmente 1,2 milhões de litros, escolheu a PRIMAVERA BSS para aderir a um modelo de gestão centrado em dados analíticos de apoio à decisão

A Adega de Borba, a primeira e uma das mais importantes cooperativas vitivinícolas do Alentejo, implementou a solução Business Analytics da PRIMAVERA BSS para usufruir das vantagens dos sistemas de Big Data, de modo a acelerar e simplificar o acesso a informação analítica de apoio às decisões de negócio.

Este sistema de análise de dados, que disponibiliza indicadores de desempenho e dashboards de gestão detalhados, permite atualmente aos responsáveis pelas diversas áreas de negócio tomar decisões consolidadas, com base em informação consistente e atualizada ao minuto.

“Pretendíamos ter indicadores bem definidos e uma base única e segura para a tomada de decisão. Com o Business Analytics, acedemos aos Dashboards que pretendemos sobre diversas áreas a qualquer hora e em qualquer lugar. Os vários perfis de gestão trabalham, agora, sobre a mesma fonte de dados e acedem a informação útil, no momento, sobre as suas áreas de atividade, quer seja o responsável pelas compras, o diretor de produção, o diretor comercial, o responsável financeiro ou a administração. A informação é mais fidedigna e somos muito mais rápidos a tomar decisões. Esta agilidade é essencial num mercado tão competitivo como o nosso dos vinhos”, destaca Sílvia Mendes, diretora financeira da Adega de Borba.

Antes de implementar a solução tecnológica, a maior cooperativa vitivinícola da região do Alentejo, composta por 270 produtores associados que cultivam cerca de 2.200 hectares de vinha, dedicava muitas horas e recursos na recolha de dados atualizados, de padrões ou informação sobre tendências, produtos mais consumidos por região, entre outros dados importantes. Um processo que, além de moroso, apresentava a desvantagem de os dados desatualizarem rapidamente.

Com um volume de faturação superior a 19 milhões de euros, a Adega de Borba comercializa anualmente cerca de 20 marcas, entre vinhos brancos, tintos, rosés, espumante, aguardentes e licores, e apresenta um importante volume de exportações de 25%, tendo como mercados externos principais a Rússia, a França e o Brasil.

A informação disponibilizada pela solução Business Analytics permite-lhe antecipar tendências de consumo e agir rapidamente consoante a evolução de cada mercado. A implementação da solução PRIMAVERA Business Analytics foi da responsabilidade da Parsisplan – Sistemas de Informação, entidade parceira da PRIMAVERA.

Fundada em 1955, a Adega de Borba foi a primeira de uma série de Adegas constituídas no Alentejo, com o incentivo da então Junta Nacional do Vinho, numa altura em que o setor não tinha o protagonismo que hoje tem na economia regional e nacional.

Após três décadas de resistência, em que só o grande valor das castas regionais e a excelência das condições naturais permitiram que a produção de vinho no Alentejo se mantivesse, os anos 80 permitiram que todo o potencial da região para a produção de vinho pudesse ser avaliado e confirmado pelos consumidores.

Em 2011, a Adega de Borba investiu 12 milhões de euros na construção de um novo centro de vinificação para vinhos tintos e armazenagem de granel, armazenagem e expedição de produto acabado, depois de em 2004 ter investido num processo de modernização que ascendeu a 8 milhões de euros. Nos últimos anos tem desenvolvido vários espaços dedicados ao enoturismo.

E atualmente, reúne cerca de 270 viticultores associados que cultivam cerca de 2.200 hectares de vinha, distribuídos por 70% de castas tintas e 30% de castas brancas.

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