Três grifos devolvidos à natureza em Alcaria Ruiva [com vídeo]

Iniciativa deu-se no âmbito de uma parceria com uma equipa liderada por Ivan Literák

 

Três grifos (Gyps fulvus) foram devolvidos à natureza na passada terça-feira, 10 de Dezembro, em Alcaria Ruiva, concelho de Mértola. 

Os animais estiveram em recuperação no RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, na Quinta de Marim (Olhão).

A libertação dos grifos, acompanhada por membros do RIAS e por vigilantes da natureza do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), foi feita no Baixo Alentejo por ser um «habitat que lhes é preferencial», explica o RIAS, numa nota publicada no seu site.

Esta iniciativa deu-se no âmbito de uma parceria com uma equipa liderada por Ivan Literák, do Departamento de Biologia e Doenças da Vida Selvagem, da Universidade de Ciências Veterinárias e Farmacêuticas, na República Checa.

Este trabalho em conjunto começou há alguns anos, tendo sido publicados artigos sobre novos parasitas (tremátodes) de aves selvagens.

Este ano, após o RIAS ter recebido Lenka Rozsypalova para um estágio de um mês, deu-se início à marcação de aves de rapina no âmbito da sua tese de doutoramento. Nessa altura, em Outubro, foi marcado e libertado um tartaranhão-ruivo-dos-pauis (Circus aeruginosus).

Desta vez, foram marcados os três grifos agora devolvidos à natureza e uma águia-pesqueira (Pandion haliaetus).

Essa águia-pesqueira, de resto, foi libertada no início do mês de Dezembro, no Moinho de Maré, na Quinta de Marim.

Comentários

pub