Sines: Começou a obra de requalificação da rua Marquês de Pombal

Obras deverão estar prontas dentro de oito meses

As obras de requalificação da rua Marquês de Pombal, em Sines, já estão em curso e deverão estar prontas dentro de oito meses.

Segundo a Câmara de Sines, a intervenção que agora começou «tem como principal objetivo dar mais condições de comodidade e segurança a quem anda a pé, mas também criar um percurso coerente para o fluxo automóvel e dar um impulso à função comercial».

É que esta rua, um dos principais eixos de circulação da cidade, «encontra-se descaracterizada e pouco funcional para quem a utiliza».

Desta forma, a autarquia siniense decidiu avançar com a obra “Requalificação do espaço público da Rua Marquês de Pombal e Praça da República – 1.ª Fase” e investir os mais de 1,2 milhões de euros necessários para a sua execução, dos quais cerca de um milhão são garantidos pela União Europeia, através do Plano Operacional Alentejo 2020.

 

 

Os novos percursos pedonais que vão ser criados «serão mais amplos e em pavimento confortável, durável e estável, acessível a todas as pessoas, incluindo pessoas com mobilidade reduzida. A continuidade dos percursos será garantida pelo reperfilamento da rua “à cota zero”».

Os sentidos de trânsito serão alterados para sentido único e serão adotadas medidas que limitem a velocidade para, no máximo, 30km/h.

Na organização dos estacionamentos, serão privilegiados os lugares para pessoas com mobilidade reduzida e para cargas e descargas. A imagem da zona será uniformizada através de novos pavimentos, mas também de novo mobiliário urbano, árvores e floreiras.

«Além da requalificação à superfície, serão renovadas todas as infraestruturas enterradas: água, esgotos, gás, eletricidade e telecomunicações»», enquadrou a Câmara de Sines.

De acordo com o faseamento programado, «nos primeiros quatro meses deverá haver obras apenas entre a Praça da República e o Centro de Artes de Sines. A partir daí, as obras decorrerão em simultâneo nessa zona da rua e na zona entre o Centro de Artes de Sines e o viaduto da Estrada da Ribeira (junto à Fripex)».

 

Comentários

pub