Odemira leva alunos a fazer roteiro pela ciência fora da sala de aula

O programa não vai perder a ligação às matérias lecionadas

Chama-se Roteiro “Mira a Terra” e tem como objetivo promover as ciências fora do contexto de sala de aula. Este é o novo projeto da Câmara de Odemira que vai decorrer já neste ano letivo, em regime piloto, e cujas inscrições estão quase a abrir.

Segundo a autarquia, a ideia passa por «diversificar a oferta de experiências que os alunos têm ao longo do seu percurso escolar».

As atividades vão-se distribuir por todos os ciclos de ensino (pré-escolar, 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo, ensino secundário e ensino profissional).

Desenvolvidas de acordo com o local de intervenção (Descobrir Odemira, Conhecer o País e A ciência vai à Escola), as atividades estão classificadas em três grandes áreas temáticas: aplicação da ciência nas atividades económicas e sociais, explorar o território e os seus valores naturais, conservação da natureza e a educação ambiental.

 

Escola Secundária de Odemira

 

Apesar de decorrer fora do contexto da sala de aula, o programa não vai perder a ligação às matérias lecionadas.

Pretende-se que os alunos relacionem os conteúdos teóricos com a realidade envolvente, ao mesmo tempo que se tornam mais conscientes e sensibilizados para a região onde vivem e para a importância e singularidade dos seus valores naturais. Algumas das atividades disponibilizadas no Roteiro serão enquadradas no Programa Bandeira Azul», explica a Câmara de Odemira.

O Município vai, de resto, disponibilizar o apoio logístico associado ao agendamento das atividades incluídas no Roteiro, nomeadamente cedendo os transportes.

Os docentes das escolas do concelho podem efetuar aqui as inscrições  para as atividades entre os dias 16 de Dezembro e 10 de Janeiro de 2020.

Esta é uma nova ação do Grupo de Ciências Experimentais e Território do Projeto OdeTE – Odemira Território Educativo, promovido pelo Município de Odemira e cofinanciado pelo fundo social europeu no âmbito do Alentejo 2020.

As Ciências Experimentais e Território são uma das dimensões estruturantes do programa OdeTE, que pretende construir Odemira como um território educativo, aberto e inclusivo, através da integração da comunidade escolar com os vários agentes locais, para promoção do sucesso escolar através do trabalho em rede, fortalecimento da relação entre os pares e crescimento da atratividade da escola.

Comentários

pub