Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Mais de 50 figurantes fizeram de Odeleite uma “Aldeia Presépio”, onde além da recriação do nascimento do Menino Jesus, houve artesãos e produtores do concelho de Castro Marim, diferentes performances artísticas e a célebre gastronomia da época.

Em Altura, são outros presépios, os de Maria José Vasques, que estão em exposição desde ontem, domingo, na Junta de Freguesia local.

No sábado e no domingo, decorreu o evento “Odeleite, Aldeia Presépio”, «uma iniciativa que se destaca pelo enfoque que traz à identidade cultural da serra algarvia, sendo um lugar de destaque para os produtos locais, como o pão caseiro, o mel, os frutos secos ou o sal».

vamos à vila 2025

Em 2019, a animação de rua contou com a participação especial do Grupo de Teatro Amador do Centro de Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Castro Marim e do Grupo de Cantares de Odeleite, que, nesta quadra, «percorre as povoações mais isoladas da freguesia interior, procurando aquecer o Inverno e o Natal de quem ali vive, muitas vezes, sozinho».

«Centenas de visitantes visitaram esta aldeia que, com a sua simplicidade e autenticidade, permite escapar ao reboliço comercial em que a época natalícia se transformou, promovendo um encontro com o verdadeiro espírito natalício. Com cada vez maior adesão, é um evento que promete crescer nos próximos anos», concluiu a autarquia.

O evento “Odeleite, Aldeia Presépio” é organizado pela Associação Social da Freguesia de Odeleite em colaboração com os artesãos e produtores do concelho e o apoio da Junta de Freguesia de Odeleite e da Câmara Municipal de Castro Marim.

 

Sul Informação
Exposição de presépios de Maria José Vasques

 

Em Altura, podem ser vistos até ao dia 6 de Janeiro cerca de 100 exemplares da coleção particular de Maria José Vasques, professora de artes e apaixonada pela arte de fazer presépios.

Esta é, segundo a vice-presidente da Câmara de Castro Marim, «uma coleção única», que nos remete para os valores da família e para importância da união».

«É uma exposição que exulta os valores da fé e também com um alto valor cultural e artístico, tendo peças únicas, criadas a pedido pela colecionadora em todo o mundo», acrescentou Filomena Sintra.

Esta é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Altura, apoiada pela Câmara de Castro Marim. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 16h00, até ao Dia de Reis.

 

Fotos: Câmara de Castro Marim

jf-quarteira

Também poderá gostar