Nova ETAR de S. Teotónio custou 1,7 milhões e já está a funcionar

Nova ETAR permite tratar as águas residuais provenientes dos 2100 habitantes de S. Teotónio

A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e sistema elevatório de S. Teotónio, no concelho de Odemira, já está a funcionar, num investimento da empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA), no valor de 1.734.098 euros.

A obra foi cofinanciada em 85% por fundos comunitários, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

A empreitada de conceção e construção da ETAR e do sistema elevatório foi adjudicada ao consórcio Domingos da Silva Teixeira / DTE – Instalações Especiais, S.A.

A nova ETAR permite tratar as águas residuais provenientes de toda a população de S. Teotónio, composta por cerca de 2.100 habitantes.

O novo equipamento dispõe ainda de uma sistema de receção e pré-tratamento de lamas provenientes de fossas e outras ETARs da região.

Este investimento vem complementar um outro feito pela AgDA em S. Teotónio, no valor de 162.124 euros, que permitiu desativar duas fossas sépticas e construir um sistema intercetor para encaminhar todos os esgotos para a ETAR, e que foi cofinanciado em 56% por fundos comunitários, através do Programa Operacional Valorização do Território (POVT).

A AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A. é a entidade responsável pela exploração e gestão do Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo, que abrange 21 municípios pertencentes ao Baixo Alentejo, Alentejo Central e Alentejo Litoral.

Tem por objetivos assegurar a qualidade, continuidade e eficiência dos serviços públicos de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais à população residente, na ordem dos 200 mil habitantes.

Comentários

pub