Lar residencial dá resposta social inédita a pessoas com deficiência de Ourique

Novo lar deverá estar pronto dentro de três meses

As obras de construção de um Lar Residencial para pessoas com deficiência e incapacidade na vila de Ourique já arrancaram. Esta é «uma resposta que, neste momento, não existe em Ourique» e que vem «colmatar uma lacuna» que se verifica, não só neste concelho, mas nos municípios vizinhos, revelou Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique, ao Sul Informação.

O edil ouriquense lembrou que esta é uma resposta social inédita na área de influência da Cercicoa – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas e Solidariedade Social de Almodôvar, Castro Verde, Ourique», a associação que vai gerir o lar, após a conclusão da intervenção, que será paga pela Câmara de Ourique.

O novo lar terá capacidade para 22 utentes, de ambos os sexos e com mais de 16 anos, e deverá estar pronto dentro de cerca de três meses.

A Câmara de Ourique explicou, numa nota de imprensa, que os beneficiários desta resposta social serão «pessoas com deficiência e incapacidade que frequentem estabelecimentos de ensino, de formação profissional ou se encontrem enquadrados em programas ou projetos, em localidades fora da sua área de residência, que os familiares não possam acolher, que se encontrem em situação de isolamento e sem retaguarda familiar ou que as suas famílias necessitem de apoio, designadamente em caso de doença ou necessidade de descanso».

 

Marcelo Guerreiro

 

O equipamento será construído na Praça D. Dinis, no centro de Ourique, «num edifício que não estava a ser utilizado e que pertence à Cercicoa», ilustrou o presidente da Câmara de Ourique, em declarações ao Sul Informação.

A obra custará 182 mil euros, 85% dos quais serão financiados por Fundos da União Europeia, através do Programa Operacional Alentejo 2020. A restante verba, cerca de 28 mil euros, será garantida pela Câmara de Ourique, que também assumiu «a responsabilidade técnica e logística de suporte à operação».

A Cercicoa, por seu lado, «desenvolveu o projeto, a sua validação junto da segurança social e, após a conclusão, assegurará a gestão do equipamento nas suas diversas valências, enquadrado por acordo de cooperação com a tutela».

Marcelo Guerreiro salientou que este não é o único projeto que o município dinamiza em parceira com esta IPSS.

«Nos próximos dias, vamos inaugurar o Centro de Atividades Ocupacionais de Grandaços, com capacidade para dez utentes», revelou o presidente da Câmara de Ourique.

Comentários

pub