Doze livros de ciência para o Natal

As escolhas de Carlos Fiolhais para livros de ciência a oferecer neste Natal

O Natal é tempo de prendas e o livro continua a ser uma das melhores prendas. Escolhi doze livros de ciência que se publicaram em Portugal no ano de 2019, que são boas prendas agora ou noutra altura qualquer.

A ordem é a alfabética do apelido do autor. Entre parêntesis indica-se o ano da edição original quando se trata de uma tradução.

BOSTROM, NICK, “Superinteligência. Caminhos, perigos, estratégias”, Relógio d´Água. (2014).
O autor, filósofo em Oxford, discute os avanços da inteligência artificial e a possibilidade de um dia os computadores virem a ultrapassar completamente os seres humanos, a chamada “singularidade tecnológica”.

BROOKE-HITCHING, EDWARD. “O Atlas Dourado. As grandes expedições e descobertas em mapas”, Bertrand. (2018)
Um fellow da Royal Geographical Society britânica conta 37 grandes explorações por meio de mapas antigos. Também lá vêm, como não podia deixar de ser, as viagens marítimas dos portugueses. Um livro ilustrado que é um prazer para os olhos.

CORDEIRO, CRISTINA (com AGUIAR, MANUEL, fotogr. ). “Museus Centenários de Portugal”, vol. 1 1772-1894 (ed. bilingue), CTT.
Outro coffee-table book, na linha dos livros dos CTT, sobre os museus portugueses mais antigos. Qual é o museu português mais antigo? Remonta a 1722 e é o Gabinete de História Natural, iniciado pelo italiano Vandelli, que hoje faz parte do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

COSTA, ANTÓNIO AMORIM (coord.). “Primeiro Tratado de Química”, vol. 30 das Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa, Círculo de Leitores.
Com este volume findou a colecção “Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa”, que coordenei com José Eduardo Franco. O livro em causa, devidamente apresentado e anotado, é “Elementos de Chimica” de Vicente Coelho Seabra (1788), obra que precedeu de um ano a obra mais famosa de Lavoisier.

FERNANDEZ, OSCAR E., “O Cálculo da Felicidade. Como uma abordagem matemática da vida dá saúde, dinheiro e amor”, Gradiva. (2017)´
Parece um livro de auto-ajuda, mas é muito mais do que isso. Através de conceitos que as pessoas associam à felicidade, um matemático norte-americano introduz conceitos de matemática.

MIODOWNIK, MARK. “A Vida Secreta dos Líquidos. As Substâncias Mágicas que Fluem pelas Nossas Vidas”, Bizâncio. (2018)
Um físico do University College de Londres, com um livro premiado sobre materiais, apresenta aqui as propriedades dos líquidos, algumas delas bastante estranhas.

PÄÄBO, SVANTE. “O Homem de Neandertal. Em busca dos genomas perdidos”, Gradiva. (2014).
O geneticista sueco, que dirige o Instituto de Max Planck para Antropologia Evolucionista na cidade alemã de Leipzig, conta aqui a odisseia que foi a sequenciação completa do homem de Neandertal, uma espécie semelhante ao Homo Sapiens, com quem nos cruzámos. Pääbo deu em Coimbra em 2019 uma palestra sob os auspícios da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

PEARL, JUDEA e MACKENZIE, DANA. “O Livro do Porquê. A Nova Ciência da Causa e do Efeito”, Temas e Debates e Círculo de Leitores. (2018)
Um cientista de computação na Universidade da Califórnia – Los Angeles (pai do jornalista Daniel Peral, assassinado por terroristas paquistaneses) laureado com o prestigiado Alan Turing Award juntou-se a um matemático e escritor de ciência para explicar o significado de causalidade.

ROVELLI, CARLO, “A Realidade não é o que Parece. A Natureza alucinante do Universo”, Contraponto. (2017)
O físico teórico italiano que é especialista em gravidade quântica e autor do best-seller “Sete lições sobre os fundamentos da Física” expõe aqui os mistérios da sua disciplina. Como juntar as teorias quântica e da relatividade geral? Rovelli esteve em Lisboa em 2019.

RUTHERFORD, ADAM, “Uma breve história de todas as pessoas que já viveram. O que os nossos genes têm para nos contar”, Desassossego /Saída de Emergência. (2017)
Um geneticista britânico expõe de modo simples as complicações da genética: como, por exemplo, somos todos descendentes de Carlos Magno? Tal como Pääbo e Rovelli, Rutherford esteve em 2019 em Portugal.

SILVA, MIGUEL OLIVEIRA DA. “Quem está contra a Medicina?”, Caminho.
Num tempo em que as ciências – em particular a medicina – está sob o ataque de charlatães, um médico português faz uma vigorosa defesa da ciência.

WALLACE-WELLS, “A Terra Inabitável. Como Vai Ser a Vida pós-Aquecimento Global”, Lua de Papel. (2019).
Um jornalista norte-americano fala da tragédia representada pelas alterações climáticas. Se não mudarmos de caminho, o pior poderá estar para vir. Escrevi o prefácio.

Boas Festas e Bom ano de 2020, com continuação de boas leituras!

 

Autor: Carlos Fiolhais
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

Comentários

pub