Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O muro de betão, com cerca de 30 metros de comprimento e construído ilegalmente no núcleo do Farol da ilha da Culatra, em Faro, foi demolido esta sexta-feira, 6 de Dezembro. 

José Pacheco, presidente da Sociedade Polis Litoral da Ria Formosa e diretor da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) no Algarve, confirmou, em declarações ao Sul Informação, que a demolição ocorreu hoje.

Segundo este responsável, foi a APA quem solicitou à Polis, entidade que até vai ser extinta no final deste ano, que procedesse à remoção do muro.

maozorra

Isto porque aquela é uma zona onde se aplica o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) do Sotavento, sendo, por isso, a jurisdição da Agência Portuguesa do Ambiente.

 

Sul Informação

 

Os trabalhos, garantiu José Pacheco, «decorreram sem problemas nem contestação». Desde o início das diligências, que terminaram hoje com a demolição, também não foram recebidas «quaisquer queixas» da parte dos ilhéus. Quanto ao autor da obra, ainda está por identificar.

O Sul Informação sabe que, quando se começou a partir o muro, verificou-se que havia muito lixo, misturado com o betão, para fazer uma estrutura mais pesada. Desde frigoríficos, grelhas e até mastros de barcos, tudo serviu para ajudar a erguer este muro, construído ilegalmente.

Esta estrutura tinha cerca de 30 metros de comprimento, metro e meio de largura e meio metro de altura, a poucos passos da Ria Formosa, em pleno Parque Natural, numa situação denunciada pelo nosso jornal, em Outubro deste ano.

O objetivo do muro seria servir como uma espécie de enrocamento para a proteção das casas.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

sessões de cinema de inverno
emarp

Também poderá gostar

casa-praia-de-faro-slider

Lançado concurso para demolição de 49 «edificações precárias» na Praia de Faro

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

ZEC da Cabrela

Há uma área do Alentejo com 56 mil hectares classificada como Zona Especial de Conservação