Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo já tem novos corpos sociais

Unidade de investigação e desenvolvimento privada, sem fins lucrativos, está sediada em Beja

Os novos Corpos Sociais do CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo já tomaram posse. Até 2022, a Mesa da Assembleia-geral é presidida por Claudino Matos, da ACOS, enquanto Rui Marreiros, da EMAS de Beja, preside à Direção do CEBAL e Filipe Pombeiro, do NERBE/AEBAL, ao Conselho Fiscal.

A Direção é ainda integrada por seis vice-presidentes: João Margalha, da Câmara de Beja, João Paulo Trindade, do Instituto Politécnico de Beja, Miguel Elias, da Universidade de Évora, José Filipe Santos, da EDIA, Fernando Romba, da CIMBAL, e Fátima Duarte, sócia individual.

Na Mesa da Assembleia-geral, são vogais Eduardo Castro, da Universidade de Aveiro, e o sócio individual João Lopes Baptista.

Os vogais do Conselho Fiscal são o sócio individual Jorge Nunes e Sérgio Vaz, da empresa Águas Públicas do Alentejo.

O CEBAL é uma unidade de investigação e desenvolvimento privada, sem fins lucrativos, sediada em Beja. Desenvolve a sua atividade em ligação com o tecido económico local, tendo como ponto de partida as características e o potencial da região em que se insere, nomeadamente a agricultura.

A atividade do CEBAL está estruturada de forma a desenvolver investigação prioritariamente aplicada, procurando identificar questões com impacto potencial para a economia da região e propor soluções biotecnológicas que permitam a resolução de problemas, a otimização da produção ou a certificação de produtos.

A atividade do centro está, também, direcionada para identificação e o desenvolvimento de novas oportunidades que possam ser aplicáveis à região nomeadamente nas áreas da produção vegetal, na produção animal, no processamento e melhoria dos produtos agrícolas e alimentares, na implementação de processos que permitam a obtenção de valor acrescentado a partir de subprodutos e resíduos e na pesquisa de formas de valorização de matérias-primas tradicionais.

Comentários

pub