Caso de Mértola em debate numa conferência sobre arqueologia em Beja

Conferência terá início às 21h30 e a entrada é livre

“A Antiguidade Tardia no Sul da Lusitânia, o caso de Mértola” é o tema central da conferência marcada para 19 de dezembro, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja.

Terá como orador convidado o arqueólogo Virgílio Lopes, investigador e membro da direção do Campo Arqueológico de Mértola, elemento do Centro de Estudos de Arqueologia, Arte e Ciências do Património e Bolseiro Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Esta conferência aborda o período histórico compreendido entre os fins do mundo Romano e os inícios da Islamização, numa abordagem que tem como espaço geográfico o Sul do país.

Na segunda parte da conferência, dar-se-á a conhecer o trabalho arqueológico realizado em Mértola no que respeita à Antiguidade Tardia e ao processo de Cristianização.

A conferência terá início às 21h30 e a entrada é livre.

O Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja, continua a ser o palco para as conferências integradas no ciclo “Sob a Terra e as águas, porque há sempre novas histórias para contar”, promovidas pela EDIA em parceria com a Câmara Municipal de Beja e Direção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio da Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja.

Na génese destas conferências estão os trabalhos de arqueologia desenvolvidos na região durante a construção das infraestruturas do Projeto de Alqueva, intervenções que viriam a revelar-se verdadeiros almanaques para uma nova leitura da história não só da região, como de toda a Península Ibérica.

Comentários

pub