Algarve e Alentejo têm os municípios com mais estrangeiros residentes em Portugal

Em Vila do Bispo, Albufeira, Lagos e Odemira, os números mostram que pelo menos um em quatro residentes é imigrante

Entre os 10 municípios portugueses que têm maior percentagem de estrangeiros no total da sua população estão oito concelhos algarvios (Vila do Bispo, Albufeira, Lagos, Aljezur, Loulé, Tavira, Lagoa e Portimão) e um alentejano (Odemira). Os dados, referentes a 2018, foram revelados esta quarta-feira, 18 de Dezembro, pela Pordata, no Dia Internacional das Migrações. 

Assim, neste top 10 só há um município fora do Algarve ou Alentejo – Lisboa, neste caso. Em Vila do Bispo, Albufeira, Lagos e Odemira, os números mostram que pelo menos um em quatro residentes é imigrante.

Mas vamos aos dados concretos. Em Vila do Bispo, 30,2% da população é estrangeira, seguindo-se, no ranking, Albufeira (30,1%), Lagos (26,7%) e Odemira (24,8%).

No restante top 10, estão Aljezur (23,9%), Loulé (21,7%), Tavira (20,8%), Lagoa (18,3%) e Lisboa (15,5%), fechando com Portimão (15,1%).

A Pordata, base de dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos, também dá conta de que, desde 2008, foram os nepaleses a comunidade estrangeira que mais cresceu. Havia, em 2018, 21 vezes mais pessoas desta nacionalidade, em Portugal.

Seguem-se os franceses, que são quatro vezes mais. Destaque ainda para a comunidade indiana, espanhola, chinesa e britânica, que quase duplicou a sua presença em Portugal.

De acordo com os mesmos dados, cerca de um em cada 10 bebés nascidos em Portugal tem mãe estrangeira.

Comentários

pub