Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Município de Alcoutim fez duas novas captações subterrâneas e água, em Zorrinhos e Fernandilho, com cerca de 180 metros de profundidade cada, para minimizar os efeitos da seca. 

Alcoutim, de acordo com os últimos dados, estava numa situação de seca extrema e severa.

Para tal «contribuiu o défice de precipitação, os valores das temperaturas médias e máximas acima do normal, o baixo teor de água no solo e as disponibilidades hídricas de superfície e subterrâneas consideravelmente abaixo das médias de armazenamento», explica a autarquia.

Banner lateral albufeira

 

Sul Informação

Sendo a seca um processo bastante complexo e com elevados riscos para o ser humano, ecossistemas e bens materiais, «tornou-se vital promover a implementação de medidas efetivas que permitiram diminuir os seus efeitos, principalmente ao nível do abastecimento de água para consumo humano, em vários aglomerados do concelho, servidos exclusivamente por origens de água subterrânea, uma das áreas onde o Município detém competências diretas».

O investimento na construção das captações (incluindo a instalação dos equipamentos de sondagem, os trabalhos de furação de entubamento, tubos de revestimento e a sua filtração) e no seu apetrechamento em termos de equipamentos de elevação e distribuição de água ascendeu a cerca de 25 mil euros.

A intervenção foi paga, no seu todo, pela autarquia.

lagos eventos
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Também poderá gostar

Sul Informação - Câmara de Alcoutim cede duas funcionárias aos Bombeiros

Câmara de Alcoutim cede duas funcionárias aos Bombeiros

Sul Informação - Plano de Ação do projeto “Alcoutim Inclusivo” foi apresentado  

Plano de Ação do projeto “Alcoutim Inclusivo” foi apresentado  

Sul Informação - Alcoutim acolhe rastreio gratuito ao cancro e outras doenças de pele

Alcoutim acolhe rastreio gratuito ao cancro e outras doenças de pele