Administração dos Portos de Sines e do Algarve recebeu lancha no 42º aniversário

Na cerimónia foram homenageados os trabalhadores que cumpriram 40 anos de serviço

A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve celebrou o seu 42º aniversário, no passado sábado, 14 de Dezembro, recebendo como prenda a lancha de pilotagem “Comandante João Gravato”.

A madrinha da embarcação é Dulce Lopes.

Com esta homenagem, a APS pretendeu perpetuar o nome do comandante João José Pelicas Correia Gravato que morreu em Abril deste ano.

Ao «longo de mais de 23 anos de dedicação ao Porto de Sines, deixou sempre o exemplo da sua competência técnica e comportamental, e a memória do seu forte espírito de camaradagem, da sua amizade, do seu companheirismo e particularmente a sua boa disposição e esperança, mesmo nos momentos de grande dificuldade», diz a APS.

A embarcação tem um comprimento de 17,07 metros e largura de 5,03 metros, estando dotada de todos os equipamentos necessários para que os pilotos do Porto de Sines possam realizar, com total segurança, as manobras dos navios que escalam os diversos terminais portuários.

 

 

Após 42 anos da sua criação, a partir do Decreto-Lei 508/77, a APS diz que «continua a crescer, lançando novos projetos que coloquem o Porto de Sines como um dos principais portos europeus».

Exemplos disso são o lançamento do concurso público internacional para a concessão de um novo terminal de contentores, denominado Terminal Vasco da Gama, e a expansão do terminal existente, através do acordo alcançado com a concessionária.

Na cerimónia foram homenageados os trabalhadores que cumpriram 40 anos de serviço dedicados à causa portuária, à APS e ao Porto de Sines. A saber: João António Ruivo da Costa, Fernando Correia e Virgílio Lami Correia.

De resto, este evento contou com a presença de trabalhadores, tanto no ativo como aposentados, e ainda representantes das autoridades e da comunidade portuária local.

Comentários

pub