3ª edição do 365 Alentejo-Ribatejo quer atrair mais estrangeiros

Candidaturas para a nova edição decorrem de 16 de Dezembro a 16 de Janeiro

As candidaturas para a 3ª edição do programa “365 Alentejo-Ribatejo” abrem já esta segunda-feira, 16 de Dezembro. Para esta nova programação, o objetivo passa por ter mais eventos capazes de serem difundidos no plano internacional, «em detrimento de iniciativas com carácter repetitivo, pensadas e divulgadas essencialmente num plano regional».

Este ano, eventos como o Festival de Artes e Caminhadas de Alpalhão, o Patrimónios do Sul (Beja) ou Observações Astronómicas (Reguengos de Monsaraz) fazem parte da programação.

Em nota de imprensa, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo e o Turismo de Portugal consideram, de resto, «fundamental consolidar o projeto de um calendário anual de eventos no Alentejo e Ribatejo (Lezíria do Tejo)».

A primeira e segunda edições decorreram nos anos de 2018 e 2019, respetivamente, envolvendo os agentes turísticos e culturais da região, assim como os 58 municípios que compõem este território.

Nesta terceira edição, e com a aprendizagem decorrente das duas primeiras, o «programa quer reforçar, ampliar e qualificar o conteúdo turístico e a notoriedade das iniciativas a selecionar, nomeadamente daquelas que procurem no 365 apoio financeiro para a respetiva qualificação».

Por isso, para a futura edição, será vincado, com maior ênfase, «o apoio do 365 Alentejo-Ribatejo a eventos que, nas candidaturas, demonstrem de forma inequívoca o seu potencial e interesse promocional em dirigirem a respetiva comunicação aos visitantes estrangeiros, em detrimento de iniciativas com carácter repetitivo, pensadas e divulgadas essencialmente num plano regional».

 

 

As áreas temáticas abrangidas pelo regulamento do programa 365 Alentejo-Ribatejo são as mesmas das edições anteriores: música, ópera, dança, performance, teatro, cinema, novo circo, literatura, artes visuais, animação de património, festas e romarias, feiras e mercados, eventos de gastronomia e vinhos e eventos de desporto, desde que com interesse turístico, natureza ou aventura abertos ao público.

Também é possível o cruzamento disciplinar entre duas ou mais áreas das temáticas referidas.

Assim, até 16 de Janeiro, podem candidatar-se ao programa empresas e agentes turísticos e culturais em atividade há mais de um ano, ou outros agentes institucionais de índole associativa, bem como os 58 municípios do Alentejo e Ribatejo (Lezíria do Tejo).

O “365 Alentejo-Ribatejo 2020” «privilegia iniciativas que, além de apostarem na identidade e no património cultural e natural do território, promovam consumos e práticas amigas do ambiente».

As candidaturas devem ser apresentadas mediante submissão do Formulário de Candidatura eletrónico, o qual, juntamente com o Regulamento desta edição – que sofreu algumas alterações relativamente às edições anteriores –, poderá ser acedido aqui.

O apoio financeiro a este programa é realizado via Regime Geral dos Financiamentos do Turismo de Portugal (RegFin), e é contratado e executado pela Turismo do Alentejo, ERT, em nome do programa 365 Alentejo-Ribatejo.

Comentários

pub