Rede de monitorização avalia qualidade da água superficial de Alqueva

Ao todo, são controlados 88 pontos, em albufeiras e cursos de água

A Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva criou uma rede de monitorização dos recursos hídricos superficiais com 88 estações, 18 das quais situadas em albufeiras e as restantes em cursos de água.

Com esta monitorização, a EDIA pretende avaliar se a qualidade de água da barragem do Alqueva e dos sistemas a ela associados se adequa aos diferentes usos que lhe são dados e avaliar os potenciais impactos da exploração do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA).

«Os parâmetros monitorizados variam em função dos objetivos. No que diz respeito aos parâmetros ecológicos, nas albufeiras é monitorizado o fitoplâncton e a ictiofauna, enquanto que nos cursos de água é monitorizada a ictiofauna, os macrófitos, os macroinvertebrados e os elementos hidromorfológicos de suporte», explicou a EDIA.

«Através da presente monitorização têm vindo a ser obtidos um conjunto robusto de dados, os quais contribuem para aumentar o conhecimento sobre a qualidade da água e os ecossistemas aquáticos nesta tipologia de massas de água e os reais impactes associados à exploração do EFMA», acrescentou.

 

Comentários

pub