Luís Graça, deputado do PS eleito pelo círculo de Faro, foi escolhido para vice-presidente da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território. O alentejano Pedro do Carmo, também socialista e parlamentar, vai, por sua vez, liderar a Comissão de Agricultura e Mar.
A constituição das comissões parlamentares permanentes foi aprovada por unanimidade na reunião da conferência de líderes.
Nesta legislatura, a Assembleia terá 14 comissões permanentes: oito presididas pelo PS, cinco pelo PSD e uma pelo Bloco de Esquerda. A distribuição foi feita pelo método de Hondt.
De resto, destaque ainda para a eleição do algarvio Fernando Anastácio, que, nestas Legislativas, foi eleito deputado pelo círculo de Lisboa, como coordenador para o Orçamento e Finanças.
Ana Paula Vitorino, um rosto bem conhecidos dos algarvios enquanto ministra do Mar, foi, por sua vez, escolhida para presidente da Comissão Parlamentar de Cultura e Comunicação.