Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O sistema informático do Centro de Saúde de Vila do Bispo, que está em baixo desde o dia 28 de Outubro, vai voltar a funcionar «no decorrer desta semana», disse ao Sul Informação a Administração Regional de Saúde do Algarve.

A avaria deveu-se a um corte de energia, motivado «pelo mau tempo que se fez sentir no dia 28». Desde então, e já há cerca de três semanas, a unidade de saúde está sem sistema informático, o que levou ao adiamento de consultas e à impossibilidade de realizar procedimentos de rotina.

Uma utente deste serviço, que há semanas está à espera de um atestado médico para renovar a carta de condução, disse ao nosso jornal que «têm acontecido situações complicadas».

recrutamento zoomarine 2025

«É inadmissível , nos tempos que correm, que estas situações aconteçam no nosso país», acrescentou, lembrando «os muitos idosos, que não têm seguros de saúde ou a quem recorrer».

Da parte da entidade responsável pelos cuidados de saúde primários no Algarve, chega a garantia que, na sequência da avaria, «foi de imediato ativado o plano de contingência para quando ocorrem estas situações, ou seja, o atendimento e a prestação de cuidados é feita normalmente, mas os registos são feitos manualmente».

«Assim sendo, apesar de algumas limitações a nível informático, o Centro de Saúde tem estado a funcionar quer a nível médico, como de enfermagem e a administrativo. As consultas de recurso do dia para situações agudas, assim como os tratamentos de enfermagem estão a funcionar normalmente, verificando-se alguns constrangimentos a nível do registo de consultas programadas que, sempre que possível, têm sido reagendadas», explicou.

«O equipamento avariado, neste caso concreto, um disco externo, já foi adquirido pela ARS Algarve, prevendo-se que seja montado no decorrer desta semana», concluiu a ARS algarvia.

sessões de cinema de inverno

Também poderá gostar

Fachada Centro saude de Lagos

Dispositivos tradutores já facilitam comunicação com utentes no Centro de Saúde de Lagos

Urgências Hospital Faro Janeiro 2018_5

Greve dos enfermeiros do Algarve com adesão entre os 60% e 70%

cuidados continuados - ajuda - doença -unsplash

Misericórdia de Aljustrel vai construir unidade de cuidados continuados com 30 camas