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As dormidas, os hóspedes e os proveitos no setor do turismo, em Agosto, no Algarve, aumentaram em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em nota enviada às redações, a Região de Turismo do Algarve considera que «os resultados turísticos registados no Algarve em Agosto vêm confirmar o desempenho positivo da região neste setor».

A entidade destaca, em primeiro lugar, «o aumento dos proveitos totais, em que a região algarvia cresceu 7,4%, acima dos 6,4% da média nacional, atingindo os 262,4 milhões de euros».

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Este valor mensal de proveitos «veio contribuir para os 904,2 milhões de euros acumulados desde Janeiro de 2019, um valor equivalente a 41,6% do total dos proveitos arrecadados pelo todo nacional», realça a RTA.

Segundo os dados do INE referentes a Agosto, houve um aumento de +9,6% no número de hóspedes, face ao período homólogo, com um total a rondar os 782 mil.

Neste indicador, o mercado britânico, que cresceu 10,7%, foi o que mais contribuiu na emissão de hóspedes para o Algarve (142,1 mil), seguindo-se o mercado espanhol (77,6 mil), francês (49,6 mil), irlandês (37,6 mil) e alemão (33,5 mil).

A Região de Turismo do Algarve destaca ainad «o crescimento no número de hóspedes oriundos do Brasil (+47,2%) e dos Estados Unidos da América (+22,3%)».

No que diz respeito às dormidas, o Algarve registou um crescimento de 1,8% em Agosto, totalizando 3,43 milhões.

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Para estes resultados, segundo a RTA, «contribuíram sobretudo as dormidas de turistas estrangeiros (com um aumento 2,2% e um total de 2,17 milhões de dormidas) e de residentes (com um aumento de 1,1% e um total de 1,25 milhões de dormidas)».

Também o número de passageiros no Aeroporto de Faro cresceu em relação ao ano passado, com um total de 572,2 mil passageiros, mais 3,6% do que em Agosto de 2018.

O RevPAR (rendimento por quarto disponível) também subiu 3% em Agosto, um valor acima da média nacional, que foi de 2,5%, o que para João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve revela a aposta do destino «na sua qualidade e autenticidade».

Para João Fernandes, «estes resultados são bastante positivos e demonstram a dinâmica do Algarve. Este desempenho reflete, acima de tudo, a capacidade de análise, adaptação e de resposta de todos os agentes, operadores e entidades que contribuem, direta e indiretamente, para o setor».

O responsável sublinha que «este empenho conjunto permitiu ultrapassar, com sucesso, um mês que se mostrou particularmente desafiante, quer devido ao contexto externo – com o arrastar da incerteza do Brexit, o menos favorável comportamento do consumo dos alemães face ao abrandamento da sua economia ou as anormais ondas de calor nos nossos mercados emissores – como interno – caso da greve dos motoristas de transporte de mercadorias e matérias perigosas».

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