Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Rão Kyao junta-se a músicos espanhóis e marroquinos para um concerto inédito, no âmbito da Bienal Ibérica de Património Cultural, no próximo sábado, 12 de Outubro, às 21h30, no Cine-Teatro Louletano. 

Neste espetáculo, em estreia nacional, o público será «convidado a vivenciar tudo aquilo que une Portugal, Espanha e Marrocos, numa triangulação musical mediterrânica feita de múltiplas pontes e influências civilizacionais», diz a Câmara de Loulé.

Os convidados de Rão Kyao (flautas de bambu e voz) serão Toni Lago Pinto (guitarra clássica e viola braguesa) e Renato Silva Júnior (acordeão e teclados), de Portugal, Miri Abdellah (violino e rebab) e Barmaki Mohamed (percussões tradicionais árabes), de Marrocos, e Miguel Angel Ramos Ortiz (guitarra clássica), de Espanha.

recrutamento zoomarine 2025

Rão Kyao tem participado por várias ocasiões em colaborações e gravações imbuídas deste espírito multicultural, de que são exemplos o CD “Delírios Ibéricos” com um grupo de músicos, os Ketama, ligados ao Flamenco, e com músicos marroquinos no CD “Fado Virado a Nascente”, ambos de sua autoria.

Soma-se o espetáculo (encomenda) “O meu coração é árabe”, apresentado em Silves em 2015 em parceria com os músicos Custódio Castelo, Paulo Ribeiro, Eduardo Ramos e Baltazar Molina, só para citar mais alguns formatos que, na sua essência, são caros ao músico português.

Tendo-se deslocado recentemente a Marrocos, Rão Kyao convidou dois músicos de Casablanca que lhe pareceram, pela sua grande qualidade e apetência para este tipo de colaboração, ser indicativos de uma prestação que se baseia, por um lado, em temas bem estruturados do português e de músicas associadas à tradição dos três países e, por outro, que apela ao sentido espontâneo e criativo de todos os músicos envolvidos através de vários momentos de improvisação individual e coletiva.

O concerto tem a duração aproximada de 75 minutos e destina-se a maiores de 6 anos.

Os bilhetes custam 7 euros, valor que desce para 5 euros no caso dos maiores de 65 e menores de 30 anos. O Cartão de Amigo do Cine-Teatro é aplicável a este evento.

Quem quiser comprar ingressos, pode fazê-lo aqui.

Loulé acolhe este ano, pela primeira vez, a Bienal Ibérica de Património Cultural, um evento de referência a nível europeu que constitui um ponto de encontro e fórum de debate para profissionais e instituições dedicadas ao Património Cultural.

A sua área expositiva, a diversidade de atividades científicas e profissionais e a sua programação social resultam num evento único que tem por objetivo a promoção, valorização e visibilidade do setor do Património Cultural através da agregação dos diversos agentes e stakeholders. 

sessões de cinema de inverno

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Biblioteca de Loule_er

Livro “A Bíblia – em quadras” apresentado em Loulé

sergio leite conservatorio loule orgao sinfonico_ PL (2)

Silêncio que se vai construir o órgão sinfónico da Matriz de Loulé