“Arqueologia nos novos caminhos da água” mostra resultados das escavações na área do Alqueva

Trabalhos arqueológicos permitiram trazer à luz do dia inúmeros vestígios arqueológicos preservados no subsolo

A exposição “Arqueologia nos novos caminhos da água” vai ser inaugurada no próximo domingo, dia 22 de Setembro, às 18h00, na Sala de Atividades do Museu Interativo do Megalitismo, em Mora, numa parceira entre a EDIA, o Museu da Luz e a Câmara Municipal de Mora.

A mostra apresenta parte dos resultados de cerca de «duas mil intervenções arqueológicas», pagas pela EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, no âmbito das suas obrigações enquanto «entidade que tem por objetivo conceber, executar, construir, explorar e promover o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva».

Esses trabalhos arqueológicos permitiram trazer à luz do dia inúmeros vestígios arqueológicos preservados no subsolo e, grande parte deles, desconhecidos da comunidade científica.

Vestígios identificados no âmbito dos processos de Avaliação de Impacte Ambiental, mas principalmente durante os trabalhos de mobilização de terras, em contexto de obra, concretamente na construção dos 120 mil hectares de regadios, canais, barragens e reservatórios, que compõem o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.

«Por forma a promover uma rápida atuação perante estes indícios arqueológicos, a EDIA tem vindo a garantir a presença no terreno, de técnicos especializados, que procedem à implementação das medidas de minimização adequadas a cada caso (escavações arqueológicas e registos diversos), das quais se destacam as publicações técnicas com os relatórios das intervenções realizadas», explica a EDIA.

Comentários

pub