Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

A 11ª edição do Mundial de Natação de Síndrome de Down – DSISO – vai-se realizar nas Piscinas Municipais de Albufeira, em 2022.

A atribuição desta organização foi já tornada pública e resulta de uma candidatura apresentada pela Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI) na qual estiveram também envolvidos a Federação Portuguesa de Natação, o Futebol Clube de Ferreiras e a Câmara Municipal de Albufeira.

O evento, que já se realizou em Albufeira no ano de 2008, irá contar com a participação de mais de 300 nadadores em representação de 25 países.

Banner lateral albufeira

Esta modalidade tem um representante no concelho – o Futebol Clube de Ferreiras (FCF) – coletividade que em 2018 teve uma prestação notável no Mundial DSISO no Canadá, com os atletas do clube a trazerem para casa o título de vice-campeão do Mundo nos 50 metros bruços, a medalha de bronze nos 4×50 Estilos e o 3º lugar em estafetas, nas categorias 4×50 Estilos e 4×100 Estilos.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, já reagiu a esta notícia.

«É para nós uma honra e um desafio podermos acolher e colaborar na organização de uma prova tão importante, pela segunda vez – 2008 foi o ano em que o DSISO se realizou pela primeira vez em Portugal, precisamente em Albufeira – o que confirma que as Piscinas Municipais continuam a preencher todos os requisitos impostos a campeonatos desta natureza e destas dimensões e que Albufeira é uma cidade inclusiva, que aposta numa política de integração dos cidadãos portadores de deficiência», disse.

José Carlos Rolo sublinha que «esta candidatura resulta de um trabalho concertado entre diversas entidades e agora é tempo de continuarmos esta parceria, para que consigamos repetir ou elevar o sucesso de 2008».

O autarca deixa ainda uma palavra para o «esforço, trabalho e persistência destes atletas e familiares em ultrapassar todas as dificuldades, quer no seu dia-a-dia quer ao nível da competição desportiva».

O Futebol Clube de Ferreiras, que faz parte da organização do evento, deu os primeiros passos na natação adaptada em 2015 com o projeto “Special 21”, que tem por objetivo principal levar atletas com o Síndrome de Down aos Jogos Paralímpicos, o que fez com que todas as atenções do Clube se voltassem para as atividades da DSISO– DownSyndrome International Swimming Organization – organização criada para promover competições para atletas com este tipo de deficiência, oferecendo oportunidades aos nadadores em competições de nível mundial.

lagos eventos
teatro das figuras faro

Também poderá gostar

Sul Informação - Albufeira homenageia o cavalo lusitano com Gala Equestre

“Gala Algarve Equestre” volta a celebrar cavalo lusitano em Albufeira

Sul Informação - Paderne vai ter centro para manutenção de bicicletas

Paderne vai ter centro para manutenção de bicicletas

Sul Informação - Albufeira enaltece mérito desportivo de três clubes locais

Albufeira enaltece mérito desportivo de três clubes locais