Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão, a Associação de Dadores de Sangue do Barlavento Algarvio, a Teia d’Impulsos. Estes são apenas três exemplos mais visíveis de associações da sociedade civil que se dedicam, há anos, a melhorar a vida de todos sob a forma de voluntariado, no concelho de Portimão.

No Verão passado, aquando do grande incêndio de Monchique, uma onda de solidariedade atravessou a comunidade portimonense, que se organizou para ajudar quer os bombeiros, quer as populações deslocadas das zonas onde as chamas lavraram.

Este é o enquadramento do Prémio Municipal do Voluntariado, que a Câmara de Portimão acaba de lançar e cujas candidaturas, abertas à participação de entidades coletivas e pessoas singulares, poderão ser feitas a partir de 16 de Setembro. O novo galardão tinha sido anunciado pela presidente da Câmara no Dia da Cidade de Portimão, a 11 de Dezembro passado.

lagos eventos

Para cada categoria, está previsto um prémio em dinheiro de 5000 euros.

O Prémio Municipal do Voluntariado destina-se, assim, a «apoiar e distinguir as melhores práticas de voluntariado e promover o exercício de responsabilidade social e cidadania ativa, estimulando a apresentação de projetos inovadores de voluntariado», explica o município.

O Prémio irá distinguir todos os amos «os dois melhores projetos candidatos, um na categoria singular e outro na categoria coletivo».

Os vencedores receberão o seu galardão a 5 de Dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, numa cerimónia onde será feita a entrega de prémios e menções honrosas.

Dirigido a entidades coletivas, bem como a pessoas singulares, o Prémio pretende «reconhecer a atuação voluntária de cidadãos e de entidades, nas áreas de solidariedade e saúde, ambiente, economia social, educação e formação que promovam a melhoria da qualidade de vida das crianças, jovens, pessoas idosas, cidadãos portadores de deficiência, sem-abrigo, migrantes, etnias e outros cidadãos em situação vulnerável com relevante interesse social impacto mensurável na vida dos destinatários».

 

Sul Informação

Serão selecionados cinco finalistas em cada categoria e atribuídos dois prémios que distinguem a originalidade e inovação, a profundidade e o número de beneficiários da intervenção e o contributo para a resolução das problemáticas identificadas.

Critérios como a capacidade de estabelecimento de parcerias ou a qualidade da comunicação do projeto também serão valorizados, sendo que, no formulário de candidatura, deverá ser submetido um pequeno vídeo de apresentação do projeto.

As candidaturas formais abrem a partir de dia 16 de Setembro e encerram no dia 15 de Outubro e deverão ser feitas online no site da autarquia através de formulário criado para o efeito.

O regulamento do Prémio Municipal de Voluntariado está desde já disponível para consulta, clicando aqui.

Para mais informações e esclarecimentos de dúvidas, deverão os interessados telefonar para 282470830 ou comunicar por email para [email protected] .

jf-quarteira

Também poderá gostar

família-pai-filhos-pais-unsplash

Biblioteca da UAlg de Portimão dinamiza palestra sobre acolhimento familiar

PSP

Homem detido por agredir outros dois com uma navalha, em Portimão

Crias de lince iberico (3)

Quer trabalhar com linces? O Centro Nacional de Reprodução de Lince-ibérico procura voluntários