A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão, a Associação de Dadores de Sangue do Barlavento Algarvio, a Teia d’Impulsos. Estes são apenas três exemplos mais visíveis de associações da sociedade civil que se dedicam, há anos, a melhorar a vida de todos sob a forma de voluntariado, no concelho de Portimão.
No Verão passado, aquando do grande incêndio de Monchique, uma onda de solidariedade atravessou a comunidade portimonense, que se organizou para ajudar quer os bombeiros, quer as populações deslocadas das zonas onde as chamas lavraram.
Este é o enquadramento do Prémio Municipal do Voluntariado, que a Câmara de Portimão acaba de lançar e cujas candidaturas, abertas à participação de entidades coletivas e pessoas singulares, poderão ser feitas a partir de 16 de Setembro. O novo galardão tinha sido anunciado pela presidente da Câmara no Dia da Cidade de Portimão, a 11 de Dezembro passado.
Para cada categoria, está previsto um prémio em dinheiro de 5000 euros.
O Prémio Municipal do Voluntariado destina-se, assim, a «apoiar e distinguir as melhores práticas de voluntariado e promover o exercício de responsabilidade social e cidadania ativa, estimulando a apresentação de projetos inovadores de voluntariado», explica o município.
O Prémio irá distinguir todos os amos «os dois melhores projetos candidatos, um na categoria singular e outro na categoria coletivo».
Os vencedores receberão o seu galardão a 5 de Dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, numa cerimónia onde será feita a entrega de prémios e menções honrosas.
Dirigido a entidades coletivas, bem como a pessoas singulares, o Prémio pretende «reconhecer a atuação voluntária de cidadãos e de entidades, nas áreas de solidariedade e saúde, ambiente, economia social, educação e formação que promovam a melhoria da qualidade de vida das crianças, jovens, pessoas idosas, cidadãos portadores de deficiência, sem-abrigo, migrantes, etnias e outros cidadãos em situação vulnerável com relevante interesse social impacto mensurável na vida dos destinatários».
Serão selecionados cinco finalistas em cada categoria e atribuídos dois prémios que distinguem a originalidade e inovação, a profundidade e o número de beneficiários da intervenção e o contributo para a resolução das problemáticas identificadas.
Critérios como a capacidade de estabelecimento de parcerias ou a qualidade da comunicação do projeto também serão valorizados, sendo que, no formulário de candidatura, deverá ser submetido um pequeno vídeo de apresentação do projeto.
As candidaturas formais abrem a partir de dia 16 de Setembro e encerram no dia 15 de Outubro e deverão ser feitas online no site da autarquia através de formulário criado para o efeito.
O regulamento do Prémio Municipal de Voluntariado está desde já disponível para consulta, clicando aqui.
Para mais informações e esclarecimentos de dúvidas, deverão os interessados telefonar para 282470830 ou comunicar por email para [email protected] .