Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

300 alunos do Ensino Secundário, muitos deles vindos propositadamente do Brasil, participaram nos cursos de verão da Universidade do Algarve, que começaram no dia 1 e terminaram hoje, dia 12.

Ao longo de duas semanas, a UAlg acolheu alunos vindos «de quase todos os distritos de Portugal», bem como das principais cidades do Brasil, nomeadamente Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Brasília, Minas Gerais e Manaus.

«Para muitos destes alunos, terminou o sonho algarvio, pelo menos para já. Para outros, este curso foi o início da aventura porque, gostaram tanto, que prometem voltar», segundo a universidade algarvia.

recrutamento zoomarine 2025

É o caso de Maria Fernanda Lourenço Autran, que veio propositadamente do Rio de Janeiro para frequentar os cursos de verão da UAlg. «Tomou conhecimento da iniciativa através das redes sociais e pensou que seria uma oportunidade a explorar. Portugal será o seu destino preferencial para prosseguir os estudos e a UAlg também», segundo a UAlg, a quem a jovem afirmou que «foi tudo maravilhoso».

Luísa Gateira de Siqueira também veio do Rio de Janeiro, depois de ter ficado a conhecer a iniciativa através do stand da UAlg no “Portugal 360”, que decorreu em Junho, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. «Portugal e a UAlg também passam a fazer parte das suas opções para o futuro. Dos cursos de verão destacou “a parte das aulas”, “os passeios muito giros” e “os monitores”», diz a UAlg.

Mas também houve alunos vindos de vários pontos do país, alguns de bem longe, como é o caso de Mariana Sousa, de São João da Pesqueira. Esta aluna «quer tirar o curso de Ciências Farmacêuticas e a decisão de vir frequentar os cursos de verão da UAlg não foi por acaso. Marina já se sente “quase aluna da UAlg” porque tem a certeza que em setembro irá fazer parte da Academia. Esta é a Universidade que escolheu para prosseguir os seus estudos, “por isso fazia todo o sentido vir frequentar os cursos de verão”».

Os cursos de verão destinam-se exclusivamente a candidatos até 18 anos de idade (inclusive), abrangendo diversas áreas de estudo: Ciências; Línguas e Humanidades; Economia, Gestão e Turismo; Artes e Design; Desporto; Engenharias e Tecnologia; Saúde; Empreendedorismo. O seu principal objetivo é «promover o gosto pelas diversas áreas de ensino e investigação da UAlg e ajudar os jovens na sua escolha vocacional, esta iniciativa possibilita ainda a vivência da realidade académica nos campi e o contacto com alunos e docentes da Academia».

As atividades letivas e experimentais realizaram-se da parte da manhã. A tarde encontrava-se reservada para atividades desportivas e de lazer, nomeadamente atividades como vela, surf, Stand Up Paddle, batismo de mergulho, bodyboard, canoagem, jogos de praia, viagem de barco à Ilha do Farol, entre outras.

 

Fotos: Universidade do Algarve

festas da cidade de olhao
emarp

Também poderá gostar

Artigo Clarks.docx

Escola de Olhão integra projeto europeu de combate às alterações climáticas

Hermínia Vilar UÉ em Sines

Reitoria Aberta deu a conhecer a Universidade de Évora em Sines

residencias ualg prr (1)

Presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR visitou obras das novas residências universitárias da UAlg