Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Música cantada em indiano, búlgaro, nepalês, espanhol e português (com sotaque brasileiro), acompanhada de ritmos diversos. Esta é a descrição resumida dos São Teotónio All Stars, o grupo multicultural que se estreou em concerto na FACECO, a feira que terminou este domingo nesta vila do concelho de Odemira.

O grupo, com o lema «música é uma linguagem universal», resulta do trabalho desenvolvido pela TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, através dos seus projetos GiraMundo (voltado para integração dos imigrantes) e ST.E7G (dirigido aos migrantes mais jovens, no âmbito do programa Escolhas/ACM).

O novo projeto musical é formado por crianças (o mais novo tem 5 anos), jovens e adultos, de diversas nacionalidades, nomeadamente portugueses, brasileiros, espanhóis, indianos, nepaleses e búlgaros. Todos têm uma coisa em comum: vivem em São Teotónio, onde trabalham ou estudam.

lagos eventos

O grupo tem a coordenação musical de António Amaral, um músico radicado no vizinho concelho de Aljezur e que tem colaborado, por exemplo, com as produções do «Lavrar o Mar».

«O que pretendemos fazer é um cruzamento entre as culturas diversas destes imigrantes e a cultura local», disse António Amaral ao Sul Informação.

Tânia Santos, responsável pelo projeto ST.E7G, explicou ao nosso jornal que, para «promover a integração pela arte» têm sido organizadas diversas oficinas criativas, juntando jovens portugueses e das outras nacionalidades presentes em São Teotónio.

O resultado desses primeiros workshops, no âmbito do projeto «Da Terra ao Céu», pode ser visto neste vídeo:

Videoclip Oficinas Criativas – Da Terra ao Céu from PedeXumbo on Vimeo.

 

«Já tivemos oficinas de dança e movimento, teatro, ondas e ritmos, imagens em movimento e agora esta de música», que culmina precisamente com a criação do grupo São Teotónio All Stars.

«Este ano, resolvemos fazer crescer o grupo, promovendo o casamento entre os projetos ST e Giramundos. E é daí que resulta a criação dos São Teotónio All Stars», acrescentou.

No total, segundo António Amaral, o grupo já desenvolveu «cinco temas», com música, dança, ritmos, cantados em várias línguas e incorporando contributos dos membros de várias nacionalidades.

«Estamos também a tentar fazer uma parceria com o Grupo Coral de Odemira», acrescentou António Amaral.

Depois da apresentação de estreia na sua terra de origem, os São Teotónio All Stars vão apresentar-se em concerto no próximo fim de semana, na Feira do Livro do Rogil (Aljezur).

E será que os São Teotónio All Stars pretendem editar em disco a sua música? «Vamos ver», respondeu António Amaral.

 

festas da cidade de olhao

Também poderá gostar

FITA - Festival Internacional de Teatro do Alentejo

Festival Internacional de Teatro do Alentejo com 17 companhias de seis países

Fachada Centro saude de Lagos

Dispositivos tradutores já facilitam comunicação com utentes no Centro de Saúde de Lagos

Cravos 25 abril revolução (1)

Odemira promove ciclo de conversas “Arte e Revolução” para celebrar o 25 de Abril