Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Uma escultura de um golfinho com oito metros, totalmente construída com resíduos de plástico, vai colocar todos a “Ouvir o Oceano” no Museu de Portimão, a partir de dia 13 e até 25 de Agosto.

Esta peça da artista B.J.Boulter «é uma forma de chamar a atenção e transmitir uma forte mensagem para a necessidade de proteger a beleza e a pureza dos oceanos, evitando a sua degradação e, em especial, através de materiais e embalagens de plástico», segundo a Câmara de Portimão.

«Estas representam uma real ameaça de extinção de muitas espécies de peixes, crustáceos, mamíferos, tartarugas e recifes, pela poluição que provocam. Esta escultura, simbolizando uma dessas espécies, o golfinho, lembra-nos a necessidade não só de pensarmos mas também de agirmos todos os dias para salvar o oceano, evitando a sua contaminação», acrescentou a autarquia.

Banner lateral albufeira

A ideia de criar esta escultura surgiu após uma viagem da autora da obra a Durban, na África do Sul, onde B.J.Boulter observou «um mar bonito e chocante», polvilhado de plásticos.

«A artista sublinha que o trabalho surge numa época em que a sociedade começa a reagir sobre a ideia de que o tempo se está a esgotar, e de que algo deve ser feito, relativamente ao ambiente», ilustra a autarquia.

«Atualmente, uma média de 8 biliões de quilos são despejados por ano e se este autêntico desastre ambiental não for travado estima-se, segundo a National Geographic Society, que até 2050 o plástico ultrapasse o peso de todos os peixes no mar».

O mar é o tema da programação temporária deste Verão, no Museu Municipal de Portimão.

No dia 6 de Junho foi inaugurada a mostra “Aquarius”, de Brigitte von Humblot. A 24 de Agosto, será inagurada a exposição “Luz de Mulher – Sorolla 100 anos depois”, «através da qual 21 mulheres, pintoras de Ayamonte, evocam a obra “A Pesca do Atum”, pintada em 1919, naquela cidade espanhola, por Joaquín Sorolla».

 

Sobre B.J.Boulter:

Bárbara Jane Boulter (B.J.Boulter) é artista e designer de produção de filmes aposentada. A artista chegou ao Algarve em 1962, quando os pais britânicos adquiriram a Residencial Pinguim, na Praia da Rocha. Ela nasceu na Tanzânia, na infância viveu no Quénia, onde o pai coordenou a construção de uma ferrovia.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Também poderá gostar

Diamantes na Pintura Nelson Santos EMARP (4)

EMARP expõe “Diamantes na Pintura” de Nelson Santos

Manuel Teixeira Gomes

Conferência assinala 165º aniversário de nascimento de Teixeira Gomes

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos