Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

A exposição “Uma Dúzia de Afetos” vai estar patente até setxa-feira, dia 28, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira.

Nesta mostra podem ser vistos desenhos de Ana Monsanto, com variações sobre o trabalho de Margarita Sikorskaia, acompanhados de textos de Vitor Encarnação.

«A iniciativa nasceu sem debate, foi-se descobrindo e formando sem qualquer diálogo entre os dois autores, onde muito pouco se escreveu de propósito, nada se pintou para ir ao encontro das palavras. Os autores eixaram apenas fluir a amizade e as suas experiências de vida», descreve a Câmara de Odemira.

Banner lateral albufeira

Ana Monsanto é natural de Lisboa. Com raízes familiares em São Martinho das Amoreiras, concelho de Odemira, estabeleceu-se em Ourique para exercer medicina. Vítor Encarnação é natural da Aldeia de Palheiros, é professor de Inglês e Alemão no Agrupamento de Escolas de Ourique e colaborador na imprensa regional e autor de diversos títulos. Conhecem-se há três décadas e já se tinham cruzado em vários projetos profissionais, comunitários e culturais.

«A aproximação de Ana Monsanto ao mundo da pintura criou em si a perceção de que um desenho contém uma mensagem a solicitar ser replicada e traduzida através da escrita. A vontade de partilha “a duas vozes” deu origem ao convite para que Vítor Encarnação fizesse a sua interpretação. Os afectos (ou a falta deles) tão patentes nos desenhos tinham, enquanto elemento fundamental na sua condição de seres sensíveis e emocionais, de estar presentes algures na escrita. Um a um, cada desenho encontrou as palavras que queria e cada texto encontrou o desenho que precisava», conclui a Câmara de Odemira.

sessões de cinema de inverno

Também poderá gostar

FITA - Festival Internacional de Teatro do Alentejo

Festival Internacional de Teatro do Alentejo com 17 companhias de seis países

Diamantes na Pintura Nelson Santos EMARP (4)

EMARP expõe “Diamantes na Pintura” de Nelson Santos

a "Toalha da Unidade – Toalha da Vitória da Ucrânia" é um “projeto iniciado em 2024 em Tallinn (Estónia) por ocasião do Dia dos Defensores e Defensoras da Ucrânia. O seu principal objetivo é unir ucranianos de todo o mundo através do bordado conjunto de toalhas, simbolizando a unidade, a força de espírito e a aspiração à vitória”.
A toalha tem estado a ser elaborada em vários locais, incluindo Lagos, onde será exposta no dia 6, recebendo nesse momento as partes que foram confecionadas no concelho. O ato vai ser protagonizado pelo presidente da Câmara Municipal e pela presidente da Assembleia Municipal de Lagos, na presença do presidente da Oranta, do executivo municipal e de todas as entidades que pretendam testemunhar este momento simbólico de solidariedade pela causa do povo ucraniano e defesa da paz

Exposição em Lagos mostrou a «riqueza cultural» da Ucrânia