O melhor do Alentejo volta a mostrar-se na FACECO

Feira decorre de 19 a 21 de Julho

A FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira vai voltar a mostra o que de melhor o Alentejo tem, entre os dias 19 e 21 de Julho, no Parque de Feiras e Exposições, em São Teotónio.

Como já é tradição, neste evento promovido pela Câmara de Odemira, há lugar para «pecuária, agricultura, turismo, artesanato, gastronomia e um intenso programa de animação», esta última garantida por nomes como Manel Cruz, Carolina Deslandes e Diabo na Cruz.

Na edição de 2019, a novidade será uma zona de exposição dedicada à Caça Maior e Pesca Desportiva. Esta juntar-se-á às já habituais, dedicadas pecuária e ao artesanato.

«A presença do setor pecuário será mais uma vez bastante forte, com a realização de diversas exposições e concursos de várias raças. Tal como acontece desde há vários anos, a Raça Bovina Limousine estará em grande destaque, pois a FACECO recebe o 31º Concurso Nacional. O certame é o ponto de encontro e de negócio entre criadores nacionais e estrangeiros, naquele que é o concelho onde se encontra a sede da Associação Portuguesa de Criadores de Raça Bovina Limousine e o maior número de efetivos da raça», segundo a Câmara de Odemira.

Ainda no setor pecuário, via ser promovido o 16º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia e o 24º Concurso Regional da Cabra Charnequeira.

 

 

Artesanato ao vivo

 

Por outro lado, a FACECO volta a ser «a montra das capacidades do território odemirense, patentes nas diversas atividades económicas, sociais e culturais, representadas por diversos expositores. O artesanato local estará em grande destaque no Pavilhão do Património Cultural, com dezenas de artesãos a trabalhar ao vivo».

Uma presença em força que vai ao encontro de um dos principais objetivos do certame, «a promoção do território, dos seus produtos e atividades, das coletividades e dos atores locais, potenciar o tecido empresarial e cultural e atrair novos empreendedores e investidores para o concelho».

A animação do recinto e os espetáculos também ocupam uma parte importante do programa da FACECO, «com muitas atividades para todos os públicos, desde música, teatro, cante alentejano, dança, desporto e muita animação infantil».

Na música destaque para a atuação do grupo Diabo na Cruz (sexta-feira, dia 19 de Julho), Carolina Deslandes (no sábado) e Manel Cruz (no domingo).

Do programa da FACECO também consta o habitual Festival Hípico, o 20º Concurso de Mel e a 9ª Prova de Mel Infantil.

Em paralelo decorrerá, na Barragem de Santa Clara, o 3º Santa Clara Bass Cup – Prova de Pesca ao Achigã Embarcada e Concursos de Pesca Apeada na Barragem de Santa Clara e no Rio Mira.

Comentários

pub