Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

O livro “Estudo Macro-Económico e Ordenamentos Espaciais Sub-Regional, Regional e Supranacional”, de Ernesto Figueiredo, vai ser apresentado, este sábado, às 15h30, na Biblioteca Municipal de Loulé. A iniciativa faz parte do ciclo “Livros Abertos”.

Segundo a Câmara de Loulé, «este livro constitui um complemento natural do livro “Portugal: Que Regiões” (1988)», apresentando «quatro partes substantivas e uma quinta acomodando oito anexos».

Na primeira parte, a partir de dados portugueses, faz-se um estudo da evolução, atualidade e prognósticos da economia portuguesa. Depois, fixam-se as estruturas de relacionamentos associativos e causais, com estimativas de projeção a três horizontes temporais.

lagos eventos

Na segunda parte, com base em dados europeus, procede-se a uma abordagem da Europa ou da União Europeia, formulando a hipótese de constituírem baluartes de coesão ou espaços de clivagem. Aqui estudam-se os países, e depois os indicadores económicos.

Na terceira parte (com dados portugueses), procede-se a uma sinopse telegráfica do ordenamento regional do espaço continental, visando a coesão social e a descentralização administrativa.

A quarta e última parte constitui uma abordagem original, no sentido em que chega a resultados de ordenamento que apenas eram propalados e
suspeitados no passado. Os ensaios analíticos foram replicados em cada uma das seis regiões estruturantes do território continental.

Ernesto Figueiredo nasceu em 1947, em Canelas de Arouca. Estudou no Porto, no Liceu D. Manuel II e na Faculdade de Medicina (dois anos).

Viveu em França e na Suécia até um ano após Abril de 1974. De regresso ao país, fez carreira universitária (FEUP e UM). Como bolseiro da Gulbenkian, levou a cabo um programa de mestrado em Estatística em Lund.

Depois, concluiu um doutoramento em Sociologia, com uma tese intitulada “Portugal: Que Regiões (Algumas Propostas de Delimitação Regional para o Continente Português)”, publicada pelo Instituto de Investigação Científica (INIC) (1988).

Dedicou-se ao ensino de Estatística, Epidemiologia, Matemática e Sociologia em diversas instituições, nacionais e estrangeiras, até ao final de 2002, altura em que se reformou como Professor Associado com Agregação da Universidade do Minho.

Para a sessão o autor contará com a presença de João Vasconcelos, deputado do Bloco de Esquerda, eleito para a Assembleia da República pelo Algarve.

Sul Informação

recrutamento zoomarine 2025
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Biblioteca de Loule_er

Livro “A Bíblia – em quadras” apresentado em Loulé

sergio leite conservatorio loule orgao sinfonico_ PL (2)

Silêncio que se vai construir o órgão sinfónico da Matriz de Loulé