A palestra “A Viagem em Píndaro”, esta quarta-feira, 19 de Junho, nas Ruínas Romanas de Milreu, e um Concerto ao Entardecer, na Fortaleza de Sagres, no dia 23, são as próximas iniciativas do programa cultural DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos.
Quanto à palestra em Milreu, será às 18h00 e proferida por António Castro Caeiro, da Universidade Nova de Lisboa.
A viagem marítima é uma metáfora da vida em Píndaro. Mas a viagem não tem apenas este sentido figurado. A viagem marítima é a própria descoberta do caminho marítimo, em simultâneo, enquanto se faz o próprio caminho. É ainda a própria descoberta do viajante como náufrago possível ou como o descobridor que aporta em terra e vive para contar o que desbravava na jornada.
A presente palestra insere-se na 5ª edição do ciclo Amatores in situ e resulta da colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a Associação CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania.
Já o Auditório da Fortaleza de Sagres irá acolher o concerto de André Júlio Turquesa, no dia 23, às 18h00. Este concerto é integrado no ciclo de “Concertos ao Entardecer” e tem a produção da Arquente Associação Cultural.
Compositor multi-instrumentista, André Júlio Turquesa tem colaborado com vários artistas em áreas como o cinema, teatro e circo. “Camomila” é o seu mais recente EP, onde explora o potencial da simplicidade e elasticidade da guitarra e da voz.
Estas propostas integram o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, este ano com o tema “A Viagem”.
Todas as iniciativas DiVaM são de entrada gratuita.