Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Cerca de três milhares de pessoas desfrutaram do programa da Semana Cultural Lugares de Globalização, que terminou no dia 19 e levou iniciativas a Aljezur, Lagos, Monchique, Silves e Vila do Bispo.

Esta foi a segunda de três edições deste evento organizado pela Vicentina – Associação de Desenvolvimento para o Sudoeste, que se inspira na candidatura com o mesmo nome inscrita na lista indicativa à UNESCO. Desta feita, o lugar de destaque foi dado a Cabo Verde.

Ao longo de uma semana – e num primeiro momento da iniciativa, a 5 de Maio –  «residentes, visitantes e turistas a tiveram acesso a um programa cultural e de conhecimento, em torno da música, da palavra e da gastronomia», segundo a Vicentina.

vamos à vila 2025

Dino D’Santiago, Nancy Vieira, a estreia do projeto original Batuko Sta na Moda, a performance cine-musical «Quem manda aqui sou Eu!», de Tiago Pereira e do seu projeto A Música Portuguesa a Gostar dela Própria, videomapping, uma palestra, um showcooking e a inauguração de uma escultura foram alguns dos pontos altos do vento.

«Cabo Verde, o Lugar em Destaque, foi referência na construção do programa cultural. Mas não só Cabo Verde; a programação teve também em atenção os “Lugares” de ligação Açores e à Madeira, incluindo também referências às regiões (através da música, da palavra e da gastronomia)», segundo a organização.

Terminada a 2ª edição, a Vicentina já começa a pensar na terceira edição, «que continuará centrada no reconhecimento do valor da dimensão histórica e cultural e do património cultural dos “Lugares” que integram os “Lugares de Globalização”».

 

Fotos: Vicentina – Associação de Desenvolvimento para o Sudoeste

festival do marisco de olhao
festival de caminhadas

Também poderá gostar

Não se pode, Não se pode (ensaio) ©JoãoVersosRoldão, TNDMII (1)

Espetáculo infantil «Não se pode! Não se pode!» estreia-se em Lagos

Histórias Imaginárias Orquestra Algarve

Quarteto da Orquestra do Algarve conta “Histórias Imaginárias” em Faro e Silves

A Savana e a Montanha_3

Filme “A Savana e a Montanha” apresenta-se em Portimão, Lagos, Faro e São Brás de Alportel