Sericaia de Beja e de Elvas e Sericá de Évora são doces do Alentejo que querem ser Maravilhas

Os 140 doces agora escolhidos vão ser votados pelo público em 20 programas a emitir em direto pela RTP, em Julho e Agosto

Sericaia de Beja

Sete doces de cada um dos quatro distritos do Alentejo, num total de 28, vão agora ser votados pelo público, no concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal.

O curioso é que o mesmo doce, mas com variantes por ser de distritos diferentes, foi escolhido para este lote de concorrentes. É o caso da sericaia ou sericá, que figura no lote de 7 doces escolhidos nos distritos de Beja, Portalegre e Évora.

O mesmo se passa com outro doce alentejano bem conhecido, o pão de rala: o público poderá votar no de Beja e no de Estremoz.

Esta foi a segunda votação feita pelo painel para identificar os 140 doces nomeados que avançam na eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal. A lista foi reduzida a 7 doces por distrito e região autónoma, uma lista final de 140 doces de todo o país que avançam para votação do público.

O painel de especialistas é constituído por 140 personalidades, 7 de cada distrito e regiões autónomas. No total, a organização recebeu 907 candidaturas, das quais foram selecionadas 420.

 

Ameixas de Elvas (Portalegre)

 

Lista de Doces Alentejanos que serão sujeitos à votação do público:

Beja

BOLO FOLHADO Alvito
PÃO DE RALA Beja
PORQUINHO DOCE Beja
QUEIJADAS DE SERPA Serpa
QUEIJINHOS DE HÓSTIA Beja
SERICAIA Alvito
TROUXAS DE OVOS DE BEJA Beja

Évora

BOLO DE MEL E NOZ À ANTIGA Estremoz
BOLO REAL DE ALCÁÇOVAS Viana do Alentejo
FILHÓS DE CABRELA Montemor-o-Novo
PÃO DE RALA Estremoz
QUEIJADAS DE REQUEIJÃO Viana do Alentejo
SERICÁ Vila Viçosa

Portalegre

AMEIXAS DE ELVAS Elvas
BOLEIMA DE PORTALEGRE Portalegre
FARTES DE PORTALEGRE Portalegre
PASTEL DE CASTANHA Marvão
QUEIJO DOURADO DE PORTALEGRE Portalegre
Portalegre REBUÇADOS DE OVO DE PORTALEGRE Portalegre
SERICAIA Elvas

Setúbal

ARROZ DOCE COM LEITE DE OVELHA Palmela
BOMBOM DE MOSCATEL Palmela
ESSES DE AZEITÃO Setúbal
PINHOADAS Alcácer do Sal
PUDIM DE NOZES DO CONVENTO DE JESUS DE SETÚBAL Barreiro
QUEIJADAS DO TORRÃO Alcácer do Sal
TORTAS DE AZEITÃO Setúbal

 

Pão de Rala de Estremoz (Évora)

«Se existisse uma pastelaria ou confeitaria em Portugal dedicada a confecionar a doçaria portuguesa mais representativa, de maior qualidade e com os sabores que fazem as nossas memórias ou que inovam com produtos da terra, seriam estes 140 doces que encontraríamos nas suas montras», assegura Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

«Esta lista e esta eleição permitem valorizar e destacar não só a pastelaria nacional, como as profissões a ela associada. Por isso vamos inclusive desafiar os candidatos à profissão de pasteleiro a criar um doce, com 7 camadas, os 7 sabores mais representativos do nosso país, de forma a estimular a criatividade e o gosto dos jovens cozinheiros por esta área, cada vez mais criativa e desafiante em Portugal. Vai ser um concurso dentro do concurso, em parceria com o Turismo de Portugal, em que esta lista de 140 doces serve de inspiração aos jovens pasteleiros”, acrescenta.

Estes 140 doces vão ser votados pelo público em 20 programas de daytime, a emitir em direto pela RTP, nos meses de Julho e Agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.

Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela da repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de Agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre.

Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri vão comentar e provar os doces.

A Gala Finalíssima decorre a 7 de Setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, também em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.

Clique aqui para ver a lista completa dos 140 doces selecionados.

 

Pinhoadas de Alcácer do Sal (Setúbal)

 

Comentários

pub