Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Centro histórico de Mértola já está a encher-se dos panos coloridos e caniços que compõem o Souk de mais um Festival Islâmico, que vai decorrer entre os dias 16 e 19 de Maio.

O centro histórico da vila começou a ser engalanado e a dar uma imagem daquilo que será o festival, que promete surpreender os visitantes.

«O primeiro impacto quando o visitante chegar ao Festival Islâmico é com arte e com arquitetura. Como elementos decorativos estão a fonte e a água, elementos muito ligados à cultura muçulmana, e o mural, um elemento de Mértola», descreve a Câmara mertolense.

jf-quarteira

Os artistas que idealizaram a fonte «inspiraram-se em Chefchaouen, Marrocos, e na Alhambra de Granada, em Espanha. O mural é inteiramente dedicado ao nosso património, é uma planificação de uma das talhas que está em exposição no Museu de Mértola».

Nas ruas estreitas da vila velha há mais dois apontamentos decorativos, os pórticos, «um principal e outro mais recuado no local da antiga Porta de Beja, que assinalava a entrada na zona amuralhada».

Tudo isto é conseguido com «um trabalho a muitas mãos, toda elas de funcionários da Câmara Municipal de Mértola».

Nesta 10ª edição do certame, a Câmara de Mértola promete «um imenso programa cultural, que pretende mais uma vez reforçar os laços da herança islâmica e a identidade cultural que liga todos os países do Mediterrâneo», onde se incluem concertos, exposições, música, oficinas e conferências».

infraquinta rumo à sustentabilidade
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Também poderá gostar

Sul Informação - Pavilhão Multiusos de Mértola acolhe duas formações especializadas em caça

Pavilhão Multiusos de Mértola acolhe duas formações especializadas em caça

Sul Informação - Lar de São Miguel do Pinheiro já abriu portas em Mértola

Lar de São Miguel do Pinheiro já abriu portas em Mértola

Igreja de São João dos Caldeireiros

Mértola apoia obras de conservação em mais três igrejas do concelho