Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

A Biblioteca Municipal de Silves vai comemorar o seu 11º aniversário, no dia 23 de Abril, com várias iniciativas que vão promover a leitura e os livros, sobretudo junto do público mais jovem.

Entre as 10h00 e as 10h4, vão decorrerão duas sessões intituladas “A Revolução na Caixa de Costura”, destinadas a alunos do 3º e 4º ano.

Nesta ação, «os participantes serão convidados a abrir uma caixa de costura com habitantes muito especiais». Este «é o ponto de partida desta história, que corre bem, até ao dia em que o Ministro das Finanças, um fecho éclair neto de franceses, comunica ao povo a criação de um imposto para satisfazer um capricho da Rainha Dona Agulha: pintar-se de dourado», revela a Câmara de Silves.

lagos eventos

Segundo a autarquia, «esta história pretende celebrar Abril com os mais novos, perpetuando o seu legado de Liberdade e Democracia. Pela voz de alfinetes, tesouras, agulhas e dedais falar-se-á de política e de cidadania e descobrir-se-á o significado da palavra “Revolução”. Com humor e alguma ironia desvenda-se a identidade de um povo que pode muito bem ser o nosso».

Esta atividade terá aproximadamente 45 minutos de duração, seguindo-se um espaço de conversa.

Às 14h00, serão relembradas as “Memórias de Abril”, numa ação destinadaaos estudantes do 8º e 9º anos. Esta iniciativa terá uma outra sessão, às 21h30, mas dirigida ao público adulto.

Nesta proposta, «o público será levado a pensar a liberdade, a cantar a liberdade, a soletrá-la, repeti-la, celebrando, pois os ideais da Revolução dos Cravos e recordando os factos a ela associados».

Em “Memórias de Abril”, segundo a Câmara de Silves, «evocar-se-ão a História e as estórias do passado recente, partindo da poesia de Manuel Alegre, Ary dos Santos e Fernando Pessoa e de testemunhos reais de familiares, amigos e desconhecidos, para desse modo se poder falar de guerra, prisão, censura, tortura, emigração e exílio e, também, do sonho, da esperança e da resiliência desse mesmo povo. A música/ambiente sonoro e os elementos plásticos ocupam, a par do texto e da interpretação, um papel fundamental em Memórias de Abril».

Estas atividades integram as comemorações do 45º Aniversário do 25 de Abril e serão dinamizadas pelo Projeto Estórias Asas, que realiza espetáculos-leituras encenadas itinerantes, «com a principal missão de promover o interesse de crianças, jovens e adultos pela leitura e pelo teatro e o objetivo de estimular a imaginação, a criatividade e o sentido crítico, num espaço lúdico e de reflexão», conclui a Câmara de Silves.

recrutamento zoomarine 2025
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Imagem2_Biblioteca viva

Biblioteca viva: o saber que transcende o tempo

guilherme d oliveira martins

Guilherme d’Oliveira Martins ofereceu mais 471 livros à Biblioteca de Loulé