Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

António Pina, presidente da Câmara de Olhão, esteve, no passado dia 17 de Abril, no Brasil, onde, «em nome de todos os olhanenses», foi agraciado com a medalha Sérgio Vieira de Melo, e com a faixa e título Grau Chanceler Honorário da Soberana Ordem da Fraterna Integração Brasil-Portugal. Esta foi uma maneira de reforçar os laços que unem a cidade algarvia ao povo brasileiro e  que remontam a 1808.

Esta condecoração, que visa o reconhecimento das ações e serviços com a comunidade luso-brasileira, méritos de honra, dignidade, caráter e espírito empreendedor, contou com o apoio do Grão Mestre das H.O. Comendador Regio Barros e do deputado da República Federativa do Brasil Ruy Pinato, sendo aprovada pelo Conselho Internacional de Honraria e Mérito.

A cerimónia de tributo ao empreendedorismo, denominada Tributo a Juscelino Kubischec, em que o autarca de Olhão esteve em evidência, integrou-se nas celebrações do 59º aniversário de Brasília, capital do Brasil.

festival do marisco de olhao

Neste ato solene, presidido por Stavros Xanthopoylos, figura da investigação em Educação e assessor de Jair Bolsonaro na mesma área, foram premiadas diversas figuras ligadas ao empreendedorismo, como empresários dedicados à investigação nas mais variadas áreas a personalidades que desenvolveram projetos de integração de refugiados.

Além dos laureados estiveram presentes, entre outros, o secretário Especial dos Assuntos Estratégicos General Maynard Santa Rosa, o presidente do Instituto Sócio Cultural Brasil – China (IBRACHINA) Thomas Law, o presidente do Instituto Guararapes Coronel Ubiratan Guedes ou o presidente da Frente Parlamentar do Congresso Nacional – Brasil China Regino Barros.

Sul Informação

«A ligação da cidade de Olhão ao Brasil iniciou-se em 1808. Passados 211 anos voltámos a relembrar o passando e criámos alicerces, de modo a estabelecer novas pontes e parcerias. Gostaria que a cidade de Olhão se tornasse um ponto de referência para investidores ligados a estas comunidades», referiu António Pina na cerimónia de condecoração.

Além de contactos com os representantes das Câmaras de Comércio Ibrachina e Brics, o presidente da Câmara de Olhão teve oportunidade de participar em inúmeras reuniões de trabalho com empresários e investidores e também com os responsáveis de várias entidades públicas brasileiras, como a Autoridade Nacional de Transportes Aquaviários.

«Promover em Olhão o lançamento de um projeto de agência de investimento e empreendedorismo que complemente os nossos projetos de startup e o projeto Altice Lab, já em desenvolvimento, é uma das nossas prioridades. O Município de Olhão pretende afirmar-se como um pólo de desenvolvimento e empreendedorismo, captação de investimentos e criação de emprego», afirmou António Pina.

«Pretendemos ser uma das principais portas de entrada de investidores, associações empresariais e câmaras de comércio. Urge captar para o concelho, para a região e para o País, parte desses investimentos», concluiu.

sessões de cinema de inverno
emarp

Também poderá gostar

feira juventude olhao (8)

4ª Feira de Associativismo e Juventude teve uma «grande adesão» em Olhão

Olhão

IV Feira de Associativismo e Juventude arranca hoje em Olhão

2025-021-Maios-foto

Maios voltam a “mostrar-se” na EN125 em Olhão