Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de portimao

Uma ação de benchmarking para o enoturismo do Algarve começou em Lagoa, a 20 de Março, nas instalações da Única – Adega Cooperativa do Algarve.  

A organização da iniciativa coube à Associação das Rotas de Vinhos de Portugal (ARVP) e à Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), das quais o Município de Lagoa é associado.

Depois do acolhimento dos 30 participantes oriundos das várias regiões vitivinícolas de Portugal, Luís Encarnação, responsável pelos pelouros do turismo e desenvolvimento económico no Município de Lagoa, resumiu as linhas de trabalho que tem vindo a seguir para a revitalização do enoturismo.

inframoura cada gota importa

“Existe em Lagoa uma tradição milenar na produção da vinha e do vinho” lembrou o vice-presidente da Câmara, acrescentando que “a diversidade e a qualidade são hoje marcas da oferta enoturística deste concelho, reconhecidas pelos vários prémios nacionais e internacionais”.

Na mesma intervenção, foram ainda valorizados os novos investimentos e os novos produtores, empenhados em projetos já existentes ou a implementar em breve.

O autarca de Lagoa destacou a importância do enoturismo como oportunidade para combater a sazonalidade do turismo na região, e um valor acrescentado para o destino-Lagoa, com efeito multiplicador na economia local.

José Arruda, secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), explicou, por seu lado, que “o benchmarking é um procedimento continuo e sistemático que tem o objetivo de verificar o estado e a evolução das organizações, produtos, processos e atividades. Neste caso, aplica-se ao enoturismo para criar padrões de referência e contribuir para melhores resultados”.

Esta iniciativa permite o levantamento da oferta enoturística em Portugal, reunindo esforços entre produtores, adegas, museus do vinho, alojamento, restauração, comércio e pontos de informação enoturística.

O programa em Lagoa incluiu uma visita guiada à Quinta dos Vales, com duas provas comentadas e uma visita àquela unidade de enoturismo, e um almoço acompanhado por vinho de Lagoa, no restaurante Barca Velha.

Este projeto de benchmarking já organizou três ações similares na região de Setúbal, Alentejo Central e Baixo Alentejo. Tem como objetivo percorrer todas as regiões vitivinícolas do País, com visitas e reuniões de trabalho para promover uma rede integrada de informação enoturística e de contacto entre pares.

Sul Informação

jf-quarteira
vila vita parc white asparagus

Também poderá gostar

Vinhos_Prova de vinhos_Depositphotos_164300186_L

Mais de 300 vinhos do Alentejo presentes no 10º ÉvoraWine em Maio

Vinhos_Prova de vinhos_Depositphotos_164300186_L

Feira de Enoturismo do Algarve foi «momento de afirmação da região como destino vínico de referência»

Algarve Wine Tourism

Feira de Enoturismo do Algarve reúne profissionais para promover região como destino vínico