Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

O evento “Primavera Literária”, no qual está integrada a 43ª Feira do Livro de Faro, decorre de 16 a 19 de Maio, no Jardim da Alameda, com a presença de Lídia Jorge, João Tordo e Isabel Stilwell.

A Feira do Livro de Faro está, assim, de regresso e renovada, com presença de escritores conceituados, espetáculos literários e musicais, exposições, cinema, workshops e sessões para crianças.

«O Município de Faro pretende dar um novo impulso à sua histórica Feira do Livro, que em conjunto com o festival literário, apresentará uma programação cultural de excelência que trará, durante quatro dias, entre as 10h00 e as 24h00, uma nova dinâmica àquele jardim», diz a Câmara.

sessões de cinema de inverno

O evento apresentará uma maior oferta de títulos e uma maior diversidade de publicações. Além de títulos nacionais e internacionais de grande interesse do público, haverá uma oferta especial de literatura infanto-juvenil e ainda a presença de editoras do Algarve com publicações de interesse local.

O local do certame irá estender-se à Biblioteca Municipal de Faro e às instalações do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude. Com uma programação diversificada, será possível visitar exposições, assistir a apresentações de livros, a entrevistas de vida e a espetáculos literários e musicais.

Em paralelo, «um conjunto de atividades para miúdos e graúdos garante que uma visita ao festival será um momento bem passado em família», refere a autarquia.

O festival literário contará com a especial presença de conceituados autores, destacando-se Neill Lochery, Lídia Jorge, Dulce Maria Cardoso, Isabel Stilwell e João Tordo.

Na música haverá atuações de Fernando Leal e Teresa Aleixo, artista farense, que apresentarão ao vivo o seu último álbum de originais.

Uma múltipla oferta para escolas, famílias e crianças vai também ter o seu espaço no “Primavera Literária”. Os autores Susana Jorge, José Pires e Ana Saldanha apresentam sessões para os mais jovens e para a família. Adelaide Fonseca e Ricardo Coelho apresentam “O Pássaro Escritor” um concerto poético para as famílias, que podem ainda assistir ao “Bebe MusicoNatura”.

“O Lobo Vegetariano” é uma das sessões que o Teatro Bambolina (ASMAL) apresenta também para escolas. A eles junta-se a equipa interdisciplinar da Biblioteca Municipal de Faro com a “Hora do Conto” e um conjunto de atividades para os mais novos.

Em colaboração com a editora Sul, Sol e Sal, serão abordadas questões sobre a investigação histórica realizada a Sul com a presença dos investigadores Patrícia Palma, Andreia Fidalgo e João Romeiro Chagas Aleixo.

Com a Europa em vista, os visitantes poderão ainda assistir a uma conversa dinamizada pela jornalista Maria Augusta Casaca,que irá conversar com um refugiado do Iémen, a viver em Portugal, numa iniciativa em parceria com Centro Nacional de Apoio ao Migrante.

Neste festival literário, haverá ainda sessões de cinema ao ar livre, em parceria com o Cineclube de Faro, um conjunto de exposições de pintura coletiva, uma exposição do músico Afonso Cruz e workshops de criação de marionetas. O público será ainda surpreendido pelo Booktinder que o desafiará a encontrar aquela aventura que faz o seu coração acelerar.

O evento conta ainda com a presença de Paulo Galindro que realizará ilustrações ao vivo.

As figuras dos livros mais populares também vão ganhar vida, passeando pelo Jardim da Alameda.

O “Primavera Literária” irá ainda recordar três datas que marcam o panorama literário em 2019: os 100 anos que passam desde o nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena e ainda os 120 anos do nascimento do poeta António Aleixo.

No Jardim da Alameda será ainda possível usufruir de street food e um conjunto de animadores do espaço.

maozorra
municipio de odemira

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Biblioteca de Loule_er

Livro “A Bíblia – em quadras” apresentado em Loulé

livro do mês

A Trilogia de Copenhaga, de Tove Ditlevsen: a escrita como recusa de ilusão