Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Largo de São Pedro, em Faro, foi reaberto no domingo, depois de ter sido a alvo de obras de requalificação.

A intervenção «vem dar uma nova centralidade à zona, libertando a área em frente à Igreja de São Pedro de trânsito automóvel», segundo a Câmara de Faro, que investiu 60 mil euros na execução da obra.

Segundo a autarquia, os trabalhos efetuados «vêm conferir ao monumento uma proteção e um enquadramento urbanístico de que indubitavelmente carecia, através da criação de uma praça exterior como prolongamento do templo, retirando o trânsito que se encaminhava para o largo Catarina Eufémia e rua Baptista Lopes».

lagos eventos

«Por seu lado, a harmonização dos trânsitos pedonal e automóvel, com “cota zero”, privilegiará o bem-estar, devolvendo o espaço ao peão, com um cuidado particular com os cidadãos de mobilidade reduzida», acrescentou a Câmara de Faro.

Aproveitando a realização desta obra, foram «instaladas infraestruturas que permitirão a colocação, num futuro próximo, de equipamentos que farão a gestão centralizada da iluminação pública, da videovigilância, de internet sem fios e dos fluxos de trânsito».

«A Fagar realizou também trabalhos importantes na zona, procedendo à substituição das antigas condutas de abastecimento de água, em fibrocimento e com mais de 60 anos, por condutas modernas de poliatileno de alta densidade, dando assim continuidade aos trabalhos de reabilitação de condutas que esta empresa municipal tem vindo a desenvolver desde 2015. O investimento da Fagar nesta intervenção foi de cerca 55 mil euros e contemplou ainda a contentorização subterrânea», acrescentou a autarquia.

A Câmara de Faro promete para breve o anúncio de novos projetos de requalificação para a praça Ferreira de Almeida e para o largo do Pé da Cruz.

 

Fotos: Câmara de Faro

recrutamento zoomarine 2025
vila vita parc white asparagus

Também poderá gostar

Porfírio Maia

Porfírio Maia é o convidado da próxima Tertúlia Farense

Faro Jovem

“Faro Jovem” mostra trabalho das associações com muitas iniciativas

Obras zona histórica de Loulé. Maio 2025. MC (3)

Loulé garante que «todas as condições estão asseguradas para o MED», apesar das obras na zona histórica