Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
corrida fotográfica

O Festival “Encontros do DeVIR” marca novamente presença, pela terceira vez este ano, no palco do Cine-Teatro Louletano, desta feita com seis momentos marcantes num só dia, esta sexta-feira, 5 de Abril, a partir das 21h30.

A noite será preenchida com duas apresentações de dança, o recital de um poema, duas exibições cinematográficas e a projeção de um documentário.

Assim, “Stepping Stones”, o dueto criado por Redouan Ait Chitt com Jeroen van der Linden (Holanda), traduzirá o percurso de dois bailarinos que se distinguem pela sua fisicalidade. A cumplicidade é o trampolim que lhes tem permitido ultrapassar com sucesso os desafios inerentes a um percurso que funde a dança urbana e a dança contemporânea.

inframoura cada gota importa

Já “Aqua” foi criado em 2016 por Chey Jurado, premiado bailarino a nível internacional, que cruza as danças urbanas e a dança contemporânea. Este solo, que tem vindo a ser apresentado por todo o mundo, vive da fisicalidade do intérprete, e permite ao espetador submergir-se nas diferentes maneiras de decifrar o elemento-água através do movimento.

As duas animações assinadas por Fabio Friedli, “Bon Voyage” e “In a Nut Shell”, apresentam um olhar aguçado sobre o modo como a Europa recebe os refugiados, e a tentativa de capturar o mundo numa casca de noz, da mais pequena semente até à guerra, da indiferença ao apocalipse.

No galardoado documentário “Irregulars”, Fabio Palmieri aborda de forma poética a brutalidade da viagem que, a cada ano, é enfrentada por 40000 pessoas de África, Ásia e Médio Oriente, ao tentar cruzar o Mar Mediterrâneo.
Nessa sexta-feira, haverá ainda lugar para a leitura, pela atriz Carolina Santos, de um texto inédito de Hélia Correia, produzido em resposta ao convite que a organização da 5ª edição dos “Encontros do DeVIR” endereçou à escritora, com ilustração em tempo real por Richard Câmara.

Para mais informações e reservas, os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email [email protected].

Além disso, podem consultar a sua página de Facebook ou o seu renovado website, ambos em permanente atualização, bem como a sua conta no Instagram , existindo também a possibilidade de compra de ingressos nos locais aderentes ou online através da plataforma BOL, em https://cineteatrolouletano.bol.pt/

A 5ª edição do “Encontros do DeVIR” tem como tema – de(a)nunciar – uma palavra dúbia que, quando decomposta, pode ter diferentes significados e várias leituras, tal como algumas quadras de António Aleixo, poeta repentista desta região, que em 2019 completaria 120 anos. “Recordá-lo através do que nos deixou, é refletir sobre a nossa identidade, um dos objetivos deste festival internacional”, considera a organização.

Nesta 5ª edição serão apresentadas 41 criações, 52 reflexões por pensadores, investigadores e criadores nacionais e internacionais de diferentes áreas (dança; astronomia; teatro; política; escrita; ilustração; geofísica; cinema; fotografia; artes plásticas; linguística; cartoon) de Samuel Lefeuvre a Erna Ómarsdóttir, do ativista Luaty Beirão ao chairman da UNESCO Suleiman Baraka, de Hillel Kogan em We love arabs, à dupla Sofia Dias/Vítor Roriz, que respondem a uma encomenda de criação, passando por Hélia Correia, que produziu um texto inédito, e por muitos outros que dão uso à palavra de(a)nunciar.

Trata-se de uma iniciativa cofinanciada pelo Programa 365 Algarve, Câmara Municipal de Loulé, Câmara Municipal de Faro e Câmara Municipal de Lagos, os “Encontros do DeVIR” são organizados pela DeVIR | CAPa, estrutura financiada pela República Portuguesa – Ministério da Cultura / Direção Geral das Artes.

infraquinta rumo à sustentabilidade
emarp

Também poderá gostar

Adam Ben Ezra

Adam Ben Ezra, Mitsune e Virgem Suta completam cartaz do Festival MED

Carmen Souza

Este sábado há apresentação final do Festival MED, com concerto de Carmen Souza

Mostra Artes Plásticas

Casa da Cultura organiza mais uma Mostra Coletiva de Artes Plásticas de Loulé