Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

O Torneio Europeu de Ultimate de Praia vai realizar-se pela primeira vez em Portugal, entre 6 e 11 de Maio, na Praia da Rocha, em Portimão. O areal algarvio vai ser transformado em em 14 campos de jogo para a disputa de mais de 400 partidas da modalidade, originalmente conhecida como Ultimate Frisbee.

Até ao momento estão inscritas 88 equipas de 22 países, num total de 1.350 atletas, que disputarão 8 categorias. A categoria Mista será a mais disputada, com 18 Seleções. Seguem-se a Masculina e a de Masters Masculina, com 14 formações, e depois a de Masters Mista, com 12 equipas. Com a regra A do ratio entre atletas masculinos e femininos em vigor, será um Ultimate de Praia verdadeiramente misto.

Portugal vai estar representado por 4 equipas, nas categorias masculina, mista, master mista e grand master masculina.

infraquinta rumo à sustentabilidade

O Campeonato da Europa de Ultimate de Praia da WFDF 2019, em associação com a BULA, vai colocar frente a frente equipas de cinco jogadores. O Ultimate é um desporto que promove o ‘fair-play’, sem contacto físico e auto-arbitrado. Todos os jogadores são responsáveis por administrar e respeitar as regras.Sul Informação

«O Ultimate de praia ainda é uma modalidade relativamente jovem em Portugal, pelo que é natural que ainda não tenha alcançado o nível de outros países, mas acreditamos que este Europeu vai contribuir para a afirmação do desporto junto dos portugueses, principalmente das camadas mais jovens», afirma Patrick van der Valk, da BULA, uma das entidades que organiza o evento, a par da Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco (APUDD) e da Federação Mundial de Desportos de Disco (WFDF).

Foi precisamente pelas mãos de Patrick van der Valk e de Sofia Pereira, sua mulher, que o Ultimate de Praia chegou a Portugal, em 1995. Mas só no final dos anos 90 se faria o primeiro torneio, no Bar do Peixe, com cerca de 60 jogadores, quase todos vindos de fora.

O crescimento, nos primeiros anos, foi lento mas, aos poucos, começaram a ser realizados torneios indoor, em relva, e na praia, e o jogo chegou a outras cidades. Em 2001, a primeira Seleção Portuguesa participou num torneio, em Espanha. Em 2004, Portugal foi anfitrião do primeiro Campeonato do Mundo de Ultimate de Praia (WCBU).

Desde então que a modalidade tem vindo a crescer e hoje conta com dez equipas em todo o país. No total, Portugal tem cerca de 250 jogadores, «o que torna as posições conquistadas em competições internacionais ainda mais notáveis», segundo a organização do evento.

Sul Informação
Equipa portuguesa

Portugal conquistou um 4º lugar na Divisão Mista do WCBU de 2011, seguindo-se resultados semelhantes no Campeonato da Europa de Beach Ultimate (ECBU) em 2013 e no WCBU de 2015.

A Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco está «empenhada em fazer o desporto crescer em Portugal e, nesse sentido, está a trabalhar com o Governo para que o Ultimate, juntamente com outros desportos, entre nos currículos das escolas e universidades portuguesas».

«No ano passado, tivemos três equipas nos campeonatos universitários, e este ano esperamos quatro ou cinco. Estamos a tentar firmar um protocolo com a Federação do Desporto Universitário para continuar a crescer, e estamos a tentar marcar uma reunião com a Secretaria de Estado e outras entidades importantes para lançar um folheto a explicar o que é o Ultimate», refere o presidente da APUDD, José Pedro Amoroso.

Em 2016, o Ultimate foi reconhecido pelo Comité Olímpico Internacional (e poderá ser desporto olímpico em 2028); e, no ano passado, também pela Federação Internacional do Desporto Universitário e pela Federação Internacional de Desportos Escolares. Por cá, os promotores da competição esperam que o Campeonato Europeu de Ultimate de Praia contribua para o crescimento da modalidade entre os mais jovens.

lagos eventos
vila vita parc white asparagus

Também poderá gostar

luis costa paralimpicos

Paraciclista Luís Costa inibido de competir até Janeiro de 2027

Barbara Domingues - Foto: Edgar Pires | Sul Informação

Federação de ginástica deseja Campeonato da Europa em Portimão em 2026

tamble-portimonense-academico-2025

Portimonense perde em Viseu, mas já evitou descida direta