Sul mostra-se em força na BTL e nem falta o presunto

A maior feira do setor do turismo em Portugal está quase a começar, em Lisboa, e os municípios do Algarve e Alentejo levam muitas propostas na bagagem

A apresentação de mais um Festival MED, mas também do Itinerário Marítimo Cultural de Vila do Bispo, do Jazz nas Adegas, a promoção da EN2 e até uma degustação de presunto de Ourique. O Algarve e o Alentejo voltam a marcar presença na BTL, a Bolsa de Turismo de Lisboa, que arranca esta quarta-feira, 13 de Março, na FIL. 

Os 16 municípios algarvios (e 20 operadores turísticos) vão estar presentes no stand da Região de Turismo do Algarve (RTA), como é hábito. Este ano, o design desse stand «relembra as paisagens das praias algarvias e a luminosidade da região».

Em nota de imprensa, a RTA explica que, «especificamente preparados para o público especializado, estão marcados momentos como a apresentação do “Observatório para o Turismo Sustentável” (14 de Março, 14h00), com a presença da secretária de Estado do Turismo Ana Mendes Godinho e do presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA) João Fernandes».

Em destaque no certame, estarão também projetos nas áreas do turismo de natureza, como o “Algarve Nature Fest”, o “Guia de Turismo de Natureza Júnior”, o novo “Guia de Percursos Pedestres do Algarve”, o “Revitalizar Monchique – o turismo como catalisador” e o “SustenTUR Algarve”. Já na área do património, o foco vai para o projeto “Algarve by Choice” e, na cultura, para o programa “365 Algarve”.

Para o público em geral, estão agendadas atividades como degustação de produtos regionais, provas de vinhos, música ao vivo e duas sessões de showcooking, no âmbito do projeto “Algarve Cooking Vacations”.

Faro – Foto: Fabiana Saboya | Sul Informação

Passando para os eventos de cada um dos concelhos, Faro, capital do Algarve, vai à BTL promover, junto dos profissionais do setor e do público consumidor, os principais produtos turísticos do concelho.

E que produtos são esses? Desde o turismo cultural, com o seu rico património histórico e arquitetónico, ao Turismo de Natureza, cujo expoente máximo é a Ria Formosa e as ilhas-barreira, e ainda o Turismo Náutico, com destaque para a recente certificação da Estação Náutica de Faro, uma das 15 atribuídas pelo Fórum Oceano.

Neste âmbito, o Município dará um enfoque especial a este produto turístico, participando numa apresentação das Estações Náuticas do Algarve no dia 14, quinta-feira, a partir das 11h00, no stand do Algarve onde serão abordados os objetivos e ações previstas para a afirmação de Faro como destino náutico.

Aproveitando a oportunidade de estar na principal feira de turismo nacional, Faro irá ainda participar no stand da Associação de Municípios da Estrada Nacional 2, localizado no pavilhão 2, visando promover esta rota turística que liga Chaves a Faro.

Quanto a Loulé, como é hábito, aproveitará a BTL para dar a conhecer a 16ª edição do Festival MED. Será na quinta-feira, dia 14, às 15h30. O momento servirá para anunciar os primeiros nomes que fazem parte do cartaz, bem como algumas novidades daquele que é o maior festival de média dimensão da Península Ibérica.

Ainda na quinta-feira, mas às 11h00, é apresentada a Estação Náutica de Vilamoura, que recebeu recentemente certificação. Este é um projeto que tem como objetivo apoiar a criação de uma rede com condições para a prática de atividades náuticas de qualidade em torno de uma vasta oferta de serviços e equipamentos. Um deles, e que já está implementado com sucesso, é o centro de estágios de vela “Vilamoura Sailing”.

Já no dia 16, sábado, às 15h45, é a vez do “Loulé Criativo” se mostrar aos visitantes e participantes deste certame. A acompanhar a apresentação haverá uma degustação de produtos regionais e trabalho ao vivo.

Passando para Vila do Bispo, o município vai apresentar, esta sexta-feira, dia 15, às 16h00, um “Itinerário Marítimo Cultural”. No mesmo dia, mas às 21h00, também vão ser anunciados os principais eventos deste ano no concelho.

Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza em Sagres – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Na primeira intervenção, será apresentada a base de dados “Odyssea”, que visa dar a conhecer o concelho a partir do Mar e que, simultaneamente, permite ao visitante em terra conhecer alguns aspetos do património associados a esse recurso.

Na segunda apresentação, serão dados a conhecer os principais eventos que terão lugar em Vila do Bispo ao longo do presente ano.

Os destaques vão para a 20ª edição do Concurso de Fado (20 de Abril a 25 de Maio), a participação da equipa de Paintball “Piratas” em jogos disputados em vários países europeus, o concerto da banda Xutos & Pontapés, em Sagres (7 de Setembro), e a 10ª Edição do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres (10 a 13 de Outubro).

Portimão tem o primeiro ponto alto da participação na BTL com a apresentação da Estação Náutica, esta quinta-feira, a partir das 11h00.

Às 16h45, terá lugar a exibição pública da curta-metragem “A Viagem” que promove Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019. Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Portimão Isilda Gomes revelará os destaques deste projeto desportivo e de outros eventos de índole artística, cultural e gastronómica que dinamizarão o concelho ao longo do próximo Verão.

Este será o momento ideal para a degustação das 12 propostas com que Portimão se candidatará, em seis categorias, ao Concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal.

Momento alto vai ser igualmente a cerimónia pública de certificação da Estação Náutica de Portimão, agendada para as 18h00, no Stand Açores. Na ocasião também será divulgada a “Waoh!”, rota europeia atlântica de destinos turísticos de mergulho, de que Portimão é um dos poucos parceiros portugueses.

Silves, por sua vez, usará a BTL para apresentar um dos eventos de maior sucesso do “365Algarve”: o Jazz nas Adegas. O momento está marcado para quinta-feira, às 12h15.

Um vídeo sobre o evento dará o mote para a atividade, na qual estará presente a presidente da Câmara Rosa Palma e técnicos da autarquia. Os visitantes terão a possibilidade de provar os “Vinhos de Silves”, bem como algumas tapas preparadas pelos alunos do Curso de Bar e Mesa do Agrupamento de Escolas Silves Sul. Este momento de degustação terá, ainda, a presença de um trio de jazz e do produtor do evento Pedro Bartilloti.

Nos restantes dias da BTL, a autarquia terá sempre a apresentação dos produtos locais no seu balcão.

Quanto a Albufeira, tem como grande novidade deste ano a apresentação do novo vídeo promocional do concelho, logo esta quarta-feira, às 16h00. O momento também servirá para a assinatura do protocolo de colaboração entre o Município e a APAL – Agência de Promoção de Albufeira, seguida de cocktail no stand desta agência.

Na quinta-feira, dia 14, às 17h15, o programa fica reservado à apresentação do XVII Congresso do Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas (CEUCO), seguida de degustação da mesa vencedora das 7 Maravilhas à Mesa de Portugal.

Tavira terá como grande enfoque a promoção da Dieta Mediterrânica.

«A participação da autarquia nesta feira visa promover, sobretudo, Tavira enquanto comunidade representativa de Portugal na classificação da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO», explica a Câmara Municipal.

Dieta Mediterrânica – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Divulgar a programação cultural e gastronómica, assim como a riqueza do património edificado e natural, é outro dos objetivos definidos pela autarquia de Tavira para a captação de novos mercados e para o combate à sazonalidade.

No dia 14, quinta-feira, às 18h00, realiza-se a apresentação da calendarização de eventos prevista para 2019, bem como a apresentação do novo filme promocional de Tavira.

No final, será servido um beberete com queijos e enchidos de Cachopo, doces regionais (folhados de Tavira, queijinhos de amêndoa, bombons de figo, trufas de medronho), acompanhados por vinhos produzidos, em Tavira, pela Casa Santos Lima.

São Brás de Alportel divulgará, no certame, os sabores da rica gastronomia local, a Rota da Estrada Nacional 2, o ciclo de Passeios Natureza, os desportos de aventura, a Calçadinha de origem romana, o Museu do Traje e a Festa das Tochas Floridas.

No sábado, dia 16, a partir das 14h30, São Brás de Alportel apresenta no palco do Espaço Algarve a Recriação Histórica “São Braz d’Alportel, 1914”, que terá lugar no dia 25 de Maio, e as novidades da edição de 2019 da Feira da Serra, que acontecerá no último fim de semana de Julho.

Quanto a Vila Real de Santo António, tem uma aposta vincada no turismo desportivo.

Sob o conceito ‘VRSA vive desporto’, a estratégia agrega as áreas do turismo ativo e de natureza, tendo por base o Complexo Desportivo de VRSA, estrutura que faz parte da rede de Centros de Alto Rendimento (CAR) nacionais e é responsável pela captação anual de milhares de estágios desportivos.

A apresentação terá lugar no pavilhão do Turismo do Algarve, no dia 15, sexta-feira, às 11h00.

Subindo um pouco, do Algarve para o Alentejo, Odemira, Beja, Ourique, Grândola e Alcácer do Sal também vão marcar presença.

“Um concelho que se revela a cada passo” será o tema da representação do Município de Odemira, com vista a captar mais turistas nacionais e estrangeiros para o território.

A aposta de comunicação do Município incide na divulgação da aplicação “Descubra Odemira”, onde o turista pode aceder a informação sobre o território, restaurantes, alojamentos, agenda, o que fazer, um mapa interativo e galeria de imagens. Serão oferecidos kits promocionais do concelho aos visitantes profissionais e merchandising ao público em geral.

No primeiro dia da BTL, amanhã, quarta-feira, às 16h00, no espaço da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, será apresentado o mapa do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que tem a sua sede em Odemira e maior extensão do concelho, em toda a sua faixa costeira e no rio Mira entre Odemira e Vila Nova de Milfontes. A iniciativa resulta de uma parceria com a Editora Adventure Maps.

Já às 16h30, será apresentada a iniciativa Wave Vouchers SW by Casas Brancas, que permitirá ao turista dormir em alojamentos da Costa Alentejana e Vicentina, onde o mar oferece as melhores ondas para surf e bodyboard. Esta é uma iniciativa da Associação Casas Brancas.

Ainda amanhã, mas às 16h30, no espaço de bar e showcooking, haverá degustação de Medronho do SW e alcôncoras de Amoreiras-Gare (freguesia S. Martinho das Amoreiras), um bolo seco tradicional candidatado às 7 Maravilhas Doces de Portugal.

Quanto a Ourique, tem no certame um palco ideal para promover a sua Feira do Porco Alentejano, que, este ano, até tem um convidado internacional.

Como diz a Câmara Municipal, «a BTL é mais uma oportunidade para sublinhar a excelência dos produtos da fileira do porco alentejano, os diversos pontos de atração ambiental e patrimonial existentes e as marcas de uma comunidade que valoriza uma vivência ao ritmo certo, com qualidade e com sentido de comunhão com o meio envolvente».

Presunto

Esta quinta-feira, no dia de inauguração, às 15h00, haverá, então, um corte e degustação de presunto de porco de raça alentejana. Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique, vai estar presente.

A Câmara de Beja vai apresentar, por sua vez, na sexta-feira, dia 15, às 19h00, no Pavilhão do Alentejo, o Festival B. O evento decorre de 27 a 30 de Junho, no Centro Histórico de Beja, e será dedicado à celebração de Mariana Alcoforado e aos 350 anos das “Cartas Portuguesas”.

Ao longo de quatro dias, 40 artistas e grupos criarão, para o Festival, mais de 20 espetáculos de diferentes disciplinas artísticas e géneros, através de fusões entre si e de identificação com o universo de Mariana Alcoforado.

Quanto a Grândola tem uma presença reforçada na BTL, este ano. É que, pela primeira vez, o Município ocupará um stand duplo, no espaço da Entidade Regional de Turismo do Alentejo/ Ribatejo.

Carina Batista, vereadora do Turismo, explica que o Município decidiu aumentar a participação na BTL devido ao aumento significativo do interesse pelo território.

«Nos últimos anos, temos assistido a uma elevada procura do nosso concelho quer por turistas, quer por investidores», especifica a responsável pela área de turismo.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, o concelho de Grândola registou em 2017 o maior crescimento de sempre (350 mil dormidas), tornando-se o concelho líder no Alentejo Litoral.

Deste modo, adianta a autarca, «a estratégia do Município assenta no combate à sazonalidade através da promoção das enormes potencialidades do nosso território, que não se esgotam no turismo de sol e mar».

A vitivinicultura e os produtos endógenos vão estar em destaque este ano no stand do Município através da presença de vários produtores regionais durante os dias da BTL.

Por fim, Alcácer do Sal também vai marcar presença. Os temas aos quais estará subordinada a decoração do stand alcacerense serão o Rio Sado e os Galeões.

Nesse local, como é habitual, haverá a participação de várias empresas e produtores de Alcácer do Sal que, em conjunto com o município, levarão a cidade de Alcácer além-fronteiras. O stand alcacerense estará inserido, juntamente com 108 outros stands, no pavilhão da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que é o maior do certame.

O Hotel Palácio do Sal fará a divulgação da futura unidade hoteleira, disponibilizando música ao vivo no stand na quarta e na sexta-feira.

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal Vítor Proença vai marcar presença na BTL na tarde de sexta-feira. Nesse dia, às 15h30, o chef do Hotel Palácio do Sal fará um showcooking com produtos de Alcácer do Sal, dia no qual o município dará a conhecer o Torrão Doce aos profissionais e visitantes, evento que se realiza a 12 e 14 de Abril na vila torranense.

Na quinta-feira, entre as 12h00 e as 18h00, as empresas locais Pinhão Sado e Herdade da Barrosinha farão a promoção e degustação dos seus produtos no stand.

Já sábado, entre as 14h00 e as 22h00, será a vez da Callipus – Actividades Turísticas Lda. e da Panificadora Ideal promoverem os seus serviços e produtos. Para finalizar, no domingo marcam presença as empadas da Galinha Balbina e os azeites dos Manos Lince.

Na BTL, como sempre acontece, os dois primeiros dias (13 e 14) estão reservados para os profissionais do setor. No dia 15, sexta-feira, a BTL funcionará entre as 10h00 e as 23h00, sendo que o público em geral só pode entrar a partir das 17h00.

Os últimos dois dias estarão abertos a todos: no sábado, dia 16, entre as 12h00 e as 23h00, e no dia seguinte, domingo, entre as 12h00 e as 20h00.

A BTL é reconhecida como a feira mais importante da área do turismo em Portugal, reunindo agentes e especialistas.

Comentários

pub